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Chevrolet comunica recall da Trailblazer

2016/07/20 15:16:00
A   General Motors do Brasil Ltda. convocou, nesta quarta-feira (13/7), os     proprietários     dos veículos   Trailblazer  , com data de fabricação de 26/1/16 a 25/4/16, com numeração de chassis de GC414982 a GC432726   a agendarem junto a uma concessionária da marca   a substituição da estrutura do encosto do banco da segunda fileira, lado esquerdo.

No comunicado, a empresa informa a possibilidade de travamento insuficiente do mecanismo reclinador do encosto do banco. Nestas condições, em caso de colisão frontal severa do veículo, pode não haver retenção dos ocupantes do referido banco, resultando em lesões físicas graves aos ocupantes.

Para mais informações, a GM disponibiliza o telefone 0800 702 4200 e o site     www.chevrolet.com.br

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo,   orienta   os   consumidores  sobre   seus direitos:   A   empresa   deverá   apresentar   os esclarecimentos   que   se   fizerem   necessários,   conforme   determina  o   Código   de   Defesa   do   Consumidor,   inclusive   com informações   claras   e   precisas   sobre   os   riscos   para   o consumidor.

O   que   diz   a   lei

O   Código   de   Defesa   do   Consumidor (CDC),   em   seu   artigo 10,   estabelece   que:   “O   fornecedor   não   poderá   colocar no   mercado   de   consumo   produto   ou   serviço   que   sabe   ou deveria   saber   apresentar   alto   grau   de   nocividade   ou periculosidade   à   saúde   ou   segurança.

§   1º   O   fornecedor   de   produtos   e   serviços   que, posteriormente   à   sua   introdução   no   mercado   de   consumo, tiver   conhecimento   da   periculosidade   que   apresentem,   deverá comunicar   o   fato   imediatamente   às   autoridades   competentes   e aos   consumidores,   mediante   anúncios   publicitários."

Outra   questão   importante,   que   deve   ser   observada   pelos consumidores,   refere-se   a exigência   do   comprovante   de   que   o serviço   foi   efetuado,   documento   que   deverá   ser   conservado e   repassado   adiante,   em   caso   de   venda.   Caso   tenha   sido comercializado   mais   de   uma   vez,   o   atual   proprietário   terá  o   mesmo   direito   ao   reparo   gratuito.

Conforme   a   Portaria   Conjunta   nº   69   de   15/12/2010,   da Secretaria   de   Direito   Econômico   e   do   Diretor   do  Departamento   Nacional   de   Trânsito,   o   veículo   que   não   for   reparado/inspecionado   em   até   12   meses,   após   o   início   da  campanha   de   recall,   terá   a   informação   lançada   no   campo  'observações'   do   próximo   CRLV   (Certificado   de   Registro   e Licenciamento   de   Veículo)   emitido   pela   autoridade   de  trânsito.

Os   consumidores   que   já   passaram   por   algum   acidente causado   pelo   defeito   apontado   poderão   solicitar,   por   meio do   Judiciário,   reparação   por   danos   morais   e   patrimoniais,  eventualmente   sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/    .

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