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Ford comunica recall de modelo Focus Hatch por problema na mangueira de alimentação de combustível

2016/12/20 11:29:00
Ford comunica recall de modelo Focus Hatch por problema na mangueira de alimentação de combustível

A Ford Motor Company Brasil Ltda. convocou, nesta sexta-feira (9/12), os proprietários dos veículos Focus Hatch 1.6L, modelos 2015 e 2016, fabricados entre 4/5/15 a 14/7/15, com números de chassis abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da marca a instalação de um tubo corrugado para proteção da mangueira de alimentação de combustível.

Identificação dos números de chassis – (8 dígitos finais)

Modelos 2015 de FJ340814 até FJ344024

Modelos 2016 de GJ345659 até GJ361170

No comunicado, a empresa informa a possibilidade de interferência entre a mangueira de alimentação de combustível e a unidade de controle do aquecimento para o sistema de partida a frio (HCU), podendo causar desgaste da mangueira e consequente vazamento de combustível e riscos de incêndio, o que pode resultar em danos físicos aos ocupantes do veículo e a terceiros.

Para agendamento e mais informações, a Ford disponibiliza o telefone 0800 703 3673 e o site www.ford.com.br

 

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta osconsumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determinao Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado deconsumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§  O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento dapericulosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, medianteanúncios publicitários."

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que oserviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializadomais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta  69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacionalde Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informaçãolançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade detrânsito.

Os consumidores que  passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário,reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

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