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Notícias

Honda comunica recall de veículos com problema no sensor do tanque de combustível

2015/05/28 15:27:00
A     Honda Automóveis convocou, nesta sexta-feira (15/5),   os proprietários     dos veículos   modelos Fit, City, Civic e CR-V, aqui identificados, a comparecerem em uma concessionária da marca, a partir de 1º de junho, para substituição do sensor responsável pela medição do nível de combustível no tanque.

No       comunicado,     a     empresa     informa   ter constatado indicação incorreta de combustível no tanque, podendo causar pane seca (falta de combustível). Nestas condições, o desligamento involuntário do motor pode ser um dos fatores para possível colisão, que em situações extremas poderá causar lesões físicas e ou até mesmo fatais aos ocupantes e terceiros.

A empresa alerta para que o nível de combustível seja mantido acima do meio tanque até que o reparo seja realizado. Para mais informações, a Honda disponibiliza o fone 0800 701 3432, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira e o site www.honda.com.br/recall/autos.

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo,       orienta     os consumidores     sobre     seus direitos.     A    empresa     deverá apresentar     os     esclarecimentos     que     se     fizerem necessários,     conforme     determina     o     Código     de     Defesa
do     Consumidor,     inclusive     com     informações     claras  e     precisas     sobre     os     riscos para     o     consumidor.

O     que     diz     a     lei
O       Código     de     Defesa     do     Consumidor,     em     seu  artigo     10,     estabelece     que:   
O     fornecedor     não poderá     colocar     no     mercado     de     consumo     produto ou     serviço     que     sabe     ou     deveria     saber presentar     alto     grau     de     nocividade     ou     periculosidade à     saúde     ou     segurança. 
§ 1º     O     fornecedor     de     produtos     e     serviços  que,     posteriormente     à     sua     introdução     no mercado     de     consumo,     tiver     conhecimento     da periculosidade     que    apresentem,     deverá     comunicar  o fato     imediatamente     às     autoridades     competentes     e     aos consumidores,     mediante     anúncios     publicitários."

Outra       questão     importante,     que     deve     ser observada     pelos     consumidores,     refere-se   a   exigência     do comprovante     de     que     o     serviço     foi    efetuado, documento     que     deverá     ser     conservado     e     repassado adiante,     em     caso     de     venda.     Caso     tenha     sido comercializado     mais     de     uma     vez,     o     atual proprietário     terá     o     mesmo     direito     ao     reparo gratuito.
 
Conforme       a     Portaria     Conjunta     nº     69     de 15/12/2010,     da     Secretaria     de     Direito     Econômico     e do     Diretor     do     Departamento     Nacional     de     Trânsito, o     veículo     que     não     for     reparado/inspecionado     em até     12     meses,     após     o     início     da     campanha de     recall,     terá     a     informação     lançada     no campo   'observações'     do     próximo     CRLV     (Certificado de     Registro     e     Licenciamento     de     Veículo)     emitido pela     autoridade     de     trânsito.
Os       consumidores     que     já     passaram     por     algum acidente     causado     pelo     defeito     apontado     poderão solicitar,     por     meio     do     Judiciário,     reparação     por danos     morais     e     patrimoniais,     eventualmente     sofridos. 
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/    .


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