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Notícias

Honda comunica recall de veículos FIT

2015/09/29 08:48:00
Honda comunica recall de veículos FIT devido a falha em software.

A Honda Automóveis convocou, nesta segunda-feira (21/9), os proprietários dos veículos modelo FIT, ano/modelo 2015, fabricadosentre 27/1/14 a 22/4/2015, com numeração de chassis não sequenciais 93HGK58 de 200031 até 258686, a comparecerem em uma concessionária damarca para atualização da Unidade de Controle Eletrônico (ECU) do sistema de transmissão automática CVT.

 No comunicado, a empresa informa ter constatado falhana programação do software, possibilitando o rompimento do eixo da polia motora da transmissão, ocasionando a perda de aceleração. Estedefeito poderá ser um dos fatores para possível colisão que, em situações extremas, poderá causar danos materiais e lesões físicas aos ocupantes e/ou terceiros.
 Para agendamento e mais informações, a Honda disponibiliza o telefone 0800 701 3432, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira e o site www.honda.com.br/recall/autos.

    O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

 O que diz a lei

 O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que; O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade á saúde ou segurança.

 § 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução nomercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado,documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanhade recall, terá a informação lançada no campo 'observações ' do próximo CRV ( Certificado De Registro e Licenciamento de Veículo )emitido pela autoridade de trânsito.

 

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