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Notícias

Honda comunica recall de veículos HR-V

2015/09/22 14:39:00
Honda comunica recall de veículos HR-V devido a problema nos parafusos dos cubos das rodas.

A Honda Automóveis convocou, nesta sexta-feira (18/9),osproprietários dos veículos modelo HRV, ano/modelo 2016, fabricadosentre 10/3 a 11/9/2015, com numeração de chassis de 0002 até 3899,a comparecerem em uma concessionária da marca para confirmação do aperto dos parafusos dos cubos das rodas traseiras e, caso necessário,substituição de eventuais componentes danificados.

No comunicado, a empresa informa ter constatado apossibilidade de aperto insuficiente de alguns dos parafusos dos cubos das rodas traseiras. Nestas condições, pode ocorrer o desprendimento destes parafusos, emitindo ruído anormal nessa região e, em situação extrema, o cubo poderá soltar-se da sua fixação, possibilitando a perda decontrole do veículo com risco de acidente. Este defeito pode causar danos materiais e lesões graves ou até mesmo fatiais aos ocupantes e/ou terceiros.

Para agendamento e mais informações, a Honda disponibiliza o telefone 0800 701 3432, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira e o site www.honda.com.br/recall/autos.
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da defesada Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta osconsumidore sobre seus direitos. A empresa deverá presentar os esclarecimentos que se fizeremnecessários,conforme determina Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei.

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo10, estabelece que: O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º Ofornecedor de produtos e serviçosque posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem,deverá comunicar o fato imediatamente às utoridades competentes e aosconsumidores, mediante anúncios publicitários.

Outra questão importante, que deve se observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez,o atualproprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta nº69 de15/12/2010,daSecretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até12 meses,após o início da campanha de recall,terá a informação lançada nocampo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento d Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
 
Os consumidores que já passaram por alguma acidente causado pelo defeito apontado poderãosolicitar,por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofrido.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.
 


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