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Jaguar comunica recall deveículos XF por problemas no tanque de combustível

2016/05/06 15:12:00

A Jaguar Brasil convocou,nesta sexta-feira (29/4), o proprietário doveículo Jaguar XF, fabricação/modelo 2009/2010, fabricado em 15/1/2009, chassis SAJAA08Y5AMR46263, a comparecer a uma concessionária damarca para realizar a substituição do bocal de saída de combustível.

No comunicado, a empresa informa ter constatado a possibilidade de fissuras no bocal de saída de combustível que poderá causarvazamento de combustível e, em situações extremas, o acúmulo e formação de poça sob a traseira do veículo, quando estacionado.Nestas condições e na presença de uma fonte de ignição (faísca), esta situação poderia originar incêndio, com possibilidade dedanos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros.

Para mais informações, a Jaguar disponibiliza o telefone 0800 729 1420, das 9h às 18h, desegunda a sexta-feira, o e-mail cliente@jaguarbrasil.com.br e o site www.vw.com.br

OProcon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentosque se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive cominformações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor(CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderácolocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau denocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§  O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiverconhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridadescompetentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência docomprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, emcaso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito aoreparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta  69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretordo Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após oinício da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV(Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
Os consumidores que  passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderãosolicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde2002, o primeiro banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/ .

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