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Notícias

Peugeot Citroën comunica recall de veículos

2015/10/01 17:03:00

 Peugeot  Citroën  comunica  recall  de  veículos devido a  problema no freio dianteiro.

 A Peugeot Citroën Automóveis Ltda. convocou, nesta terça-feira(29/9),os proprietários dos veículos de todas as versões dos modelos Aicross,C3 e C3 Picasso, abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da marca a substituição dos flexíveis de freio dianteiros.

 Identificação dos veículos envolvidos -   Aircros

Data de fabricação de 24/2/2012 a 24/4/2012 chassis (não sequenciais)de CB570282 a DB500760 - C3 Picasso
 Data de fabricação de 14/2/2012 a 24/4/2012 chassis (não sequenciais) de CB569902 a DB500779  - C3
 Data de fabricação de 26/3/2012 a 24/4/2012 chassis (não sequenciais) de DB500423 a DB501633

  No comunicado,a empresa  informa  ter constatado falha no processo de montagem e fixação dos flexíveis de freio dianteiros, o que pode ocasionar, em alguns casos, a perda de fluido de freio. Em decorrência deste defeito, há diminuição da eficiência de frenagem do veículo, com risco de acidentes e danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.

Para agendamento e mais informações, a empresa disponibiliza otelefone 0800 011 8088 e o site   www.citroen.com.br.

 O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça eda defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orientaos  consumidores  sobre seus direitos. 

 A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários,conforme determina o Código e Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas  sobre os riscos  para o consumidor.

  O que  diz  a  lei

 O Código de Defesa  do  Consumidor, em seu artigo10, estabelece  que:  O fornecedor  não poderá  colocar  no mercado de consumo  produto  ou serviço  que  sabe ou deveria  saber   apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade  à saúde ou segurança.

  §1º O fornecedor de produtos e serviços,que posteriormente à sua introdução no mercado  de consumo, tiver conhecimento da periculosida de que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores,mediante anúncios publicitários."

 Outra questão importante, que  deve ser  observada pelos consumidores, refere-se  a exigência  do comprovante de que  o serviço  foi  efetuado, documento que deverá ser   conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso  tenha sido comercializado mais de uma  vez o atual  proprietário terá  o mesmo direito ao reparo gratuito.

 Conforme a Portaria Conjunta n° 69 de15/12/2010,da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional deTrânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até12 meses,após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximoCRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de  Veículo) emitido pela autoridade de  trânsito.

  Os consumidores que já passaram  por algum  acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais,eventualmente sofridos.

 A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados cominformações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil:
 http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/  .

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