Procon-SP autua 197 estabelecimentos na Operação Natal em 19 cidades

2016/12/20 11:30:00
Procon-SP autua 197 estabelecimentos na Operação Natal em 19 cidades

A maior parte das irregularidades esta relacionada a problemas na informação de preços das mercadorias

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, realizou entre os dias 1º e oito de dezembro a Operação Natal. De 656 estabelecimentos visitados no interior e litoral foram autuados 197, cerca de 30% do total vistoriado.

A maior parte dos casos esta relacionado a problemas na informação de preços das mercadorias. Que vão desde produtos sem preços, produtos com código referencial mas sem respectiva tabela de preços, precificação por meio de código ou unicamente por meio de código de barras, e até dois preços para o mesmo produto, entre outros problemas.

Foram fiscalizados estabelecimentos em 19 cidades localizadas nas áreas de atuação das regionais do Procon-SP em Bauru, Campinas, Santos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Os Procons Municipais de Campinas, Sorocaba e São José dos Campos também participaram da fiscalização.

A Operação Natal do Procon-SP visitou comércios de rua, shoppings e grandes redes varejistas e inspecionou uma série de obrigações legais do fornecedor, principalmente a disponibilização de exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta, exposição de todos os preços, produtos com rótulos e etiquetas em língua portuguesa, prazo de validade em dia e informação clara sobre formas de pagamento, trocas e fila preferencial.

Confira a lista completa das empresas autuadas clicando aqui.