Volvo comunica recall de veículos XC60 e S60

2015/09/29 13:50:00
Volvo comunica  recall  de veículos XC60 e S60 devido a problema no fusível do motor de partida.

A Volvo Car Brasil   Importação e Comércio de Veículos Ltda convocou, nesta terça-feira (23/9), os proprietários dos veículos modelos XC60 e S60, abaixo, a comparecerem em umaconcessionária da marca para substituição do fusível do motor de partidapor um de maior capacidade.

Identificação dos veículos envolvidos;

- Volvo XC60 data de fabricação de 19/4/15 a 14/7/158211; chassis: YVDZ40CDG2775257 a YV1DZ40CDG2815299

-Volvo S60 data de fabricação de 20/4/15 a 23/7/15chassis: YV1FS40CDG2390402 a YV1FS40CDG2398086

No comunicado, a empresa informa ter constatado que em condições de trânsito lento, na qual ocorrem diversas paradas, e caso afunção de arranque/paragem automática seja acionada (Start/Stop) - essa função desliga o motor automaticamente quando o veículo atinge 0 km/h e oreliga assim que o acelerador é acionado -, o fusível do motor de partidapode sofrer sobrecarga, resultando em sua falha. Esta condição deixará oveículo sem a função de partida automática.

Devido a esta falha, o motor do veículo não será acionado automaticamente como pretendido pela função de arranque e paragem automática, deixando o veículo inoperante em via de trânsito até que o arranque manual seja acionado. Este defeito podeaumentar o risco de colisão traseira e, consequentemente, causar danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros, incluindolesões graves ou até mesmo fatais.

A empresa orienta que, como medida preventiva, a função Start/Stop deve ser desativada após cada arranque inicial do motor. Para isto, bastapressionar o botão localizado no console central do veículo, conforme consta no manual do proprietário, capítulo Arranque e Condução /Star/Stop / Desativar a função Start/. Para mais informações,a Volvo disponibiliza o telefone 0800 707 7590, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, o emailsac.volvocars@volvocars.com e o site www.volvocars.com.br

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da defes da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores  sobre seusdireitos.

A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários,conforme  determina o Código de Defesa do Consumidor,inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor, em seuartigo10, estabelece que: O fornecedor  não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos  e serviços que,posteriormente à sua introdução nomercado  de consumo, tiver  conhecimento  da periculosidade  que apresentem,  deverá   comunicar  o fato imediatamente  às autoridades  competentes e aos consumidores,mediante  anúncios publicitários."

Outra questão importante, que deve  ser observada  pelos  consumidores,  refere-se  a exigência   do comprovante de que  o serviço  foi efetuado, documento  que deverá  ser   conservado e repassadoadiante, em caso de venda. Caso tenha sidocomercializado  mais  de uma  vez,o atualproprietário terá  o mesmo  direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta n°69de 15/12/2010,da Secetaria de Direito Econômico e do Direor dp Depatamento Nacionalde Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall,terá a informação lançada no campo'observações' do proxímoCRLV(Certificado de Registro e Licenciamento de veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado  pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos   morais  e patrimoniais,  eventualmente  sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil:http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/