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Yamaha comunica recall na bomba de óleo e na placa de embreagem

2016/07/06 09:28:00

A Yamaha Motor Amazônia Ltda. convocou nesta quinta-feira (30/6), os proprietários das motocicletas YZF-R3, modelo 2016, com números de chassis abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da marca a substituição da bomba de óleo e da placa de embreagem, além da vistoria preventiva do câmbio e, caso seja constatada a montagem incorreta do conjunto, a realização dos reparos necessários.

Identificação dos chassis envolvidos
YZF-R3 número de chassis de 9C6RH0910G0000101 até 9C6RH0910G0002140
YZF-R3A número de chassis de 9C6RH0920G0000101 até 9C6RH0920G0001220

No comunicado, a empresa informa que em razão de montagem incorreta do anel de trava do eixo do câmbio de algumas motocicletas e inconformidades identificadas na bomba de óleo e na placa de embreagem, poderá ocorrer, em casos extremos, o travamento do motor ou da roda traseira ou, ainda, a perda da dirigibilidade devido à dificuldade para mudança de marchas, com risco de acidentes e lesões aos usuários.
Para mais informações a Yamaha disponibiliza o telefone 0800 774 3738, em horário comercial e o site www.yamaha-motor.com.br

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado deconsumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§  O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento dapericulosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, medianteanúncios publicitários."

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que oserviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sidocomercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta  69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do DepartamentoNacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá ainformação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pelaautoridade de trânsito.

Os consumidores que  passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio doJudiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/ .

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