Prefeitura conquista R$ 3,5 milhões de investimentos para a Saúde

2018/06/14 15:17:00
Prefeitura conquista R$ 3,5 milhões de investimentos para a Saúde
A Prefeitura de Itapecerica da Serra conquistou através da Autarquia de Saúde-IS uma série de investimentos para a pasta na ordem de R$ 3,5 milhões. Estão na lista Otoscópio (analisa o interior da orelha), laringoscópio (para exame da laringe), cadeiras odontológicas, biombos, e dezenas de instrumentos, equipamentos e material de custeio para melhorias de infraestrutura e atendimento especializado nas 12 Unidades de Saúde. Os valores são fruto de emendas parlamentares de 2014 a 2017, as mais antigas estavam paradas por falhas na entrega de documentação.

“Importante considerar que todas essas emendas foram sem contrapartida para Itapecerica da Serra, ou seja, sem custo para os cofres públicos. É um ganho importante, fruto do empenho de toda uma equipe, que atua com foco nas melhorias do trabalho dos nossos profissionais e no atendimento ao munícipe”, destaca o prefeito Jorge Costa.

A lista de instrumentos, mobiliários, equipamentos e material para custeio é extensa, inclui eletrocardiógrafo (registra variações na atividade elétrica do coração), ultrassom odontológico, aparelho de ar condicionado, bebedouros, aquecedores, armários, arquivos, cadeiras, computadores, impressoras, balança antropométrica, mesas de trabalho, e muito mais.

“É uma conquista que beneficia o servidor, que passa a contar com instrumentos e equipamentos de ponta, em sua maioria, disponibilizados apenas no setor privado, e acima de tudo qualifica e humaniza o atendimento ao paciente”, observa a superintendente da Autarquia de Saúde-IS, Michele Sales.

Entre as conquistas, destaque para 15 cadeiras odontológicas completas, que facilitam o atendimento a pacientes com necessidades especiais, e que a Prefeitura investiu na compra de duas em 2017. “É uma renovação muito grande para toda área médica, para a enfermagem; atender o paciente em um ambiente cada dia mais saudável contribui no tratamento também”, observa a coordenadora de Saúde Bucal, Dra. Elaine Santos.

A conquista de investimentos através de emendas parlamentares é resultado de um trabalho intenso, de levantamento e preparação de documentos, feito por uma equipe multidisciplinar da atual gestão. Segundo a Saúde, algumas emendas foram descartadas pelo fato de exigir contrapartida por conta da Prefeitura, o que em alguns casos inviabilizava a ação.

Entenda o que é uma emenda parlamentar
Emenda parlamentar é um mecanismo de designação de verba pública, garantida aos deputados federais e senadores brasileiros em relação ao orçamento da União. Para ser aprovada, uma emenda precisa passar por análise da Comissão Mista de Orçamento e apresentar um projeto detalhado que justifique o uso dos recursos.

Elaborado pelo Poder Executivo (Presidente, Governadores e Prefeitos), o orçamento define quanto dinheiro o governo pretende arrecadar e gastar durante o ano. Participaram das propostas pela cidade, os deputados federais Carlos Zaratini, Roberto Freire Walter Ihoshi, Adriano Eli Correia, Paulo Maluf, João Paulo Papa, Nilto Tato, Ricardo Tripoli, Vinicius Carvalho.