Eleições CIPA - 2014/2015

Prefeitura homenageia profissionais da Enfermagem

2017/05/17 12:23:00
Prefeitura homenageia profissionais da Enfermagem Nos dias 19 e 26 de maio, a Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra irá realizar eventos para homenagear os auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros do município.

As ações contarão com o apoio da Secretaria de Cultura e terão palestra da professora da USP Jacqueline Isaac Machado Brigagão. Além de homenagear os profissionais, a Autarquia irá trabalhar a motivação profissional e serão realizados sorteios de brindes para os participantes.

Datas comemorativas

Em 12 de maio começa a Semana Nacional da Enfermagem, dias de homenagens ao profissional do Cuidar, aquele que acompanha e observa o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde e na educação e na prevenção de doenças. Atualmente, há mais de 1,6 milhões desses profissionais no país, sendo cerca de 260 profissionais em Itapecerica da Serra.

A data marca o Dia Mundial do Enfermeiro, em referência ao nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra – Florence Nightingale. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente.

A semana de comemorações nacionais se encerra em 20 de maio – Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – quando morreu a enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.

A enfermagem é a responsável pelo bem-estar do paciente nas 24 horas do dia, através do acompanhamento do quadro clínico, execução dos tratamentos prescritos (alimentação, higienização, administração de medicamentos) e ainda oferecendo orientação sobre prevenção de doenças e manutenção da saúde e conforto à família.

Dra. Jacqueline Isaac Machado Brigagão

Com graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1998), Jacqueline Isaac Machado Brigagão atualmente é professora doutora do curso de Obstetricia da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Pesquisa e atua nas seguintes áreas: psicologia social, grupos, gênero, políticas públicas, saúde da mulher, práticas discursivas e produção de sentidos, promoção da saúde e grupos comunitários.