Conheça mais sobre os Narcóticos Anônimos – N.A.

2015/04/28 16:48:00
Conheça mais sobre os Narcóticos Anônimos – N.A. O N.A. (Narcóticos Anônimos) não tem ligação direta com a Prefeitura, porém a Autarquia Municipal de Saúde vem apresentar esse trabalho à população por ser uma ferramenta a mais que, assim como o CAPS-ad (Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas), está à disposição de qualquer interessado que queira obter auxílio para se livrar dos vícios.
Conheça, participe ou apresente a alguém que precise desse apoio.

- O que é Narcóticos Anônimos?
N.A. é uma irmandade sem fins lucrativos de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. Para ser membro, não há nenhuma restrição social, religiosa, racial, de origem, sexo ou de identidade sexual. Narcóticos Anônimos é totalmente gratuito e não é filiado a nenhuma outra organização, outros programas de 12 passos, centros de tratamento, instituições penais, políticas e religiosas. Também não emprega conselheiros e nem profissionais das áreas terapêutica ou médica. Não realiza internações e não possui clínicas. A irmandade também não oferece serviços vocacionais, jurídicos, financeiros, psiquiátricos ou médicos. O que N.A. oferece é um ambiente saudável no qual os seus membros se ajudam mutuamente, parando de usar drogas, perdendo o desejo de usar e encontrando uma nova maneira de viver.

Como funciona o programa de recuperação?
Narcóticos Anônimos proporciona o processo de recuperação associado a uma rede de apoio. Uma das chaves de sucesso de N.A. é o valor terapêutico da ajuda de um membro a outro. Os membros partilham suas conquistas e desafios para superarem a abstinência e viverem livres das drogas. A recuperação se baseia na prática de princípios espirituais contidos nos doze passos e nas doze tradições de N.N. Entre eles, estão:

· Admissão de que exista um problema
· Busca de ajuda
· Realização de um profundo autoconhecimento
· Admissão de nossas falhas e defeitos
· Reparação dos danos causados
· Ajuda a outros adictos a se recuperarem
· Atração em vez de promoção
· Autossustento recusando contribuições de fora da irmandade
· Preservação do anonimato de seus membros na sociedade

Como nos encontrar?
Para saber mais sobre Narcóticos Anônimos, acesse o site www.nasp.org.br. Neste site você encontrará os endereços dos grupos, os horários das reuniões, os números dos telefones das linhas de ajuda em todo o país, folhetos da irmandade e muito mais. Você também pode ligar para o telefone, em São Paulo, 011 3101-9626.