Eleições CIPA - 2014/2015

CAPS-ad comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

2017/05/26 12:23:00
CAPS-ad comemora o Dia Nacional da Luta Antimanicomial No dia 18 de Maio é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O Movimento se caracteriza pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental. A data reforça a mudança da ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental como forma de tratamento e lembrar que esta pessoa, como cidadão, tem o direito à liberdade.

Por esta razão, a nova política de cuidados tem como parâmetro a substituição dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento como por exemplo: CAPS, centro de convivências, residências terapêuticas entre outros.

Pensando em trazer o tema como debate e discussão com os pacientes em tratamento no CAPS-ad de Itapecerica, a equipe técnica do serviço preparou oficinas de cinema com a exibição de diversos filmes que trazem este tema para reflexão entre os participantes. São eles: Bicho-de-Sete-Cabeças, Uma mente Brilhante, Ilha do Medo.

Além destas oficinas, o CAPS-ad organizou com os pacientes uma atividade externa. No dia 25 de maio o pessoal visitou o Solo Sagrado, reforçando a importância da socialização e busca do bem-estar como contribuição ao tratamento da doença mental das pessoas acometidas por esta doença.

“Saúde não se vende loucura não se Prende”. Esta frase é muito inspiradora para a luta, destaca Márcia Nicoli, Coordenadora de Saúde Mental do CAPS-ad.