Eleições CIPA - 2014/2015

Prefeitura realiza ação dedicada à Semana Municipal de Luta Contra as Drogas

2017/04/19 09:36:00
Em comemoração à Semana Municipal de Luta Contra as Drogas, a Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra, em parceria com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, realizou uma roda de conversa com pessoas em situação de rua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, no último dia 11 de abril.

Realizada pela psicóloga Ellen, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-ad), a ação reuniu moradores de rua que contaram sobre suas histórias de vida e o que os levou a estarem em situação de rua. Foi constatado que 100% dos moradores de rua presentes relataram uso de multiplicas drogas em seu dia a dia.

Através de uma dinâmica, eles trouxeram suas perspectivas de futuro e projeto de vida, alguns manifestaram terem planos e quererem sair da rua, trouxeram seus talentos, desejo de trabalhar com arte, desenhos, música. Um dos moradores de rua contou ainda ser técnico de enfermagem e ter planos de atuar na área.

Segundo Ellen, “os moradores de rua são gratos pelo abrigo que os recebem a noite, da Paróquia do Parque Paraíso e também ao trabalho oferecido pelo CREAS que os permitem tomar banho, café da manhã e ter atendimento com os técnicos sempre que necessitam".

Por fim, a psicóloga apresentou a eles o CAPS-ad como alternativa de tratamento a dependência química, dando a oportunidade deles conhecerem o serviço, podendo participar de oficinas de terapia ocupacional, música e toda programação oferecida pelo órgão.