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Notícias

GM comunica recall de veículos Chevrolet Spin por problema na mangueira de respiro de combustível

2015/03/06 15:15:00
A General Motors do Brasil convocou, nesta sexta-feira (27/2), os proprietários dos veículos Chevrolet Spin, modelo 2015, com numeração de chassis de FB181493 a FB199568, com data de fabricação de 9/12/14 a 27/1/15, a agendarem junto a uma concessionária da marca inspeção e eventual substituição da mangueira do respiro de combustível.


No comunicado, a empresa informa ter constatado a possibilidade de existência de uma fissura na mangueira do respiro, o que pode resultar em vazamento de combustível. A existência de uma fissura mais profunda (corte ou furo) na mangueira, aliada a condições atípicas, tais como
capotamento, poderá ocasionar um vazamento contínuo de combustível que, em contato com uma chama externa, pode causar princípio de incêndio com risco de lesões físicas aos ocupantes e a terceiros.


Para agendamento e mais informações, a GM disponibiliza o fone 0800 702 4200, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira e o site www.chevrolet.com.br


O Procon estadual de São Paulo orienta os consumidores sobre seus direitos. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.


O que diz a lei


O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que:
O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.


§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários."


Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado,  documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda.
Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.


Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo  que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da  campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

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