Secretaria de Cultura oferece sessões de cinema gratuitas

2017/11/08 16:41:00
Secretaria de Cultura oferece sessões de cinema gratuitas A Secretaria de Cultura de Itapecerica da Serra irá oferecer à toda comunidade o projeto: SEXTA É CINEMA! O intuito é de garantir acesso a filmes de produções nacionais, internacionais, independentes ou não, com qualidade de forma gratuita. Para este projeto, o auditório da Cultura é estruturado com telão e data show para acomodar o público para assistir aos longas que serão exibidos.

O objetivo é garantir o acesso a produções de audiovisuais sem custos, oferecendo filmes diversos que possam gerar discussões posteriores sobre temáticas diversas em sala de aula produzindo reflexões pedagógicas com ênfase nos valores ou mesmo nos temas transversais, além é claro do estímulo à arte do cinema.

Escolas podem reservar sessões para seus alunos. Para agendamentos os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Cultura e verificar as datas e horários disponíveis no telefone 4667-9992 ou 4666-1267 (falar com Alex Silva).

Segundo a secretaria de Cultura, “usar audiovisual na sala de aula é um dos recursos didáticos mais comuns, mesmo em instituições tradicionais. Poucos sabem, mas a exibição de filmes nacionais nas escolas está inclusive prevista na legislação. Em 27 de junho de 2014, um projeto transformou-se na lei 13.006. De acordo com o texto, define-se que “a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.” Mas, para além das determinações legais, a exibição e reflexão sobre filmes com os estudantes pode ser uma ferramenta importante para gerar debates acerca de aspectos relacionados ao seu desenvolvimento integral”.

SERVIÇO:

SECRETARIA CULTURA: Largo da Matriz, 95 – Centro – Itapecerica da Serra/SP
cultura.adm@itapecerica.sp.gov.br

Filmes disponíveis (para o ano de 2017) - NOVEMBRO

Filme: Tô de Férias (Sessão – 14h00min)
Ano de lançamento: 2006
Gênero: Animação/Aventura
País de Origem: Alemanha
Duração: 80 minutos, aproximadamente
Indicado para: Educação Infantil
Sinopse: Um bebê de dinossauro com asas vive em uma ilha que fica no meio do oceano, junto com vários outros animais adoráveis. Mas tudo muda quando um caçador de filhote de dinossauros resolve ir em busca dele. A aventura entra em cena. A amizade também.

Filme: O Menino no Espelho (Sessão – 09h30min)
Ano de lançamento: 2013
Gênero: Aventura/Drama/Fantasia/Nacional
País de Origem: Brasil
Duração: 80 minutos, aproximadamente
Indicado para: Ensino Fundamental I – Ciclo II
Sinopse: Belo Horizonte, anos 1930. Fernando (Lino Facioli) é um garoto de 10 anos que está cansado de fazer as coisas chatas da vida. Seu sonho era criar um sósia, que ficasse com estas tarefas enquanto ele poderia se divertir à vontade. Até que, um dia, é exatamente isto que acontece, quando o reflexo de Fernando deixa o espelho e ganha vida.

Filme: Mãos Talentosas – A história de Ben Carson (Sessão – 18h30min)
Ano de lançamento: 2009
Gênero: Biografia/Drama
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 90 minutos, aproximadamente
Indicado para: Ensino Fundamental I – Ciclo II
Sinopse: O jovem Ben Carson (Cuba Gooding Jr.) não tinha muita chance. Filho de lar desfeito, cresceu em meio à pobreza e ao preconceito, tornando-se um garoto de temperamento inflamado e com baixo rendimento na escola. No entanto, sua mãe nunca perdeu a fé no filho. Ela insistiu para que ele expandisse imaginação, sua inteligência e, acima de tudo, sua crença em si mesmo. Essa fé se revelou como um dom, a essência que o levou a perseguir o sonho de tornar-se um dos mais importantes neurocirurgiões do mundo.