SAREIS avaliará desempenho do 1º semestre dos alunos das escolas municipais

2017/08/09 22:46:00
SAREIS avaliará desempenho do 1º semestre dos alunos das escolas municipais

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Educação, aplicará para todos os 4.092 alunos do Jardim I e II da Educação Infantil e os 11.657 alunos dos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental o SAREIS (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Itapecerica da Serra). O objetivo é obter indicadores de extrema relevância para subsidiar a tomada de decisões das equipes pedagógicas de todas as escolas, e assim melhorar cada vez mais a educação oferecida no município.

Amparado pelo Departamento de Apoio Pedagógico, o SAREIS tem fundamento no que dispõe o artigo 206 da Constituição Federal, os artigos 13 e 24 da LDBEN 9394/96, à vista do que lhe representaram as Diretrizes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Na próxima segunda-feira, dia 14 de agosto, será a vez de avaliar as competências e habilidades de Leitura e Escrita. Já na terça-feira, 15, é a vez de Matemática. As provas foram elaboradas tendo por base as orientações expressas no documento “Diretrizes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental”, disponível a todas as unidades escolares, em que se encontram descritas as habilidades, os conteúdos e as competências a serem avaliadas em cada disciplina e em cada ano/série.

O tempo destinado para realização das provas pelos alunos do Ensino Fundamental será de duas horas, enquanto que na Educação Infantil será de uma hora e trinta minutos.

Cada escola poderá ter representantes dos pais de alunos ou seus responsáveis para acompanhar o SAREIS, para que possam entender a escola pedagógicamente e perceber a importância do trabalho de cada professor.

A avaliação da aprendizagem escolar proposta pelo SAREIS adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu projeto de ensino. No caso, interessará à Prefeitura para a tomada de decisões a respeito da aprendizagem dos estudantes, tendo em vista a garantia da qualidade do resultado que está sendo construído com as Diretrizes de Aprendizagem da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

É muito importante que todos os pais e familiares garantam a frequência e permanência dos alunos nos dias 14 e 15 de agosto, a fim de que o diagnóstico alcance o máximo de alunos possível da rede municipal.

Os resultados finais serão divulgados até outubro, para que todas as escolas possam traçar rumos novos nas propostas pedagógicas para 2018, tão quanto a Secretaria Municipal de Educação subsidiar as Unidades Escolares com eficiência e eficácia nas diversas áreas de formação e manutenção do ensino.