2017/03/13 16:43:00
Xeque-mate: itapecericano vence etapa nordeste da Copa Brasil de Xadrez Para Deficientes Visuais O itapecericano Roberto Carlos Hengles venceu a primeira etapa da Copa Brasil de Xadrez Para Deficientes Visuais, em disputa no Clube de Xadrez de Lauro de Freitas/Bahia. Hexacampeão da modalidade, vice-campeão por cinco vezes e terceiro lugar uma vez, Hengles viajou para a Bahia, no final de fevereiro, com apoio da Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

“As conquistas do Roberto Hengles nos enchem de orgulho. Além de um atleta de sucesso, ele é um exemplo de vida para todos”, destaca o prefeito Jorge Costa.

A competição realizada pela Federação Brasileira de Xadrez Para Deficientes Visuais (FBXDV) foi estruturada em quatro etapas regionais. A primeira, nordeste, contou com dez enxadristas dos estados da Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. As próximas etapas estão previstas para PortoAlegre/RS, Brasília/DF e Belo Horizonte/MG; a semifinal será composta pelos 20 enxadristas classificados, conforme a soma dos pontos obtidos ao longo das competições.

“Apoiar o Hengles é parte dos trabalhos da Secretaria, no sentido de contemplar, a medida do possível, o maior número possível de atletas da nossa cidade que investem em esporte por competição, paixão, ou qualidade de vida”, destaca Fernando dos Santos, diretor da Secretaria de Esporte e Lazer.

No esporte por competição e saúde, Roberto Hengles pratica xadrez desde os sete anos de idade (começou na Biblioteca Municipal de Itapecerica da Serra); aos 19 já disputava torneios oficiais, mas aos 28 precisou interromper as atividades devido a perda da visão ao ser atingido em um assalto. “Quando descobri a versão para deficientes visuais não parei mais; chegar aos 52 com apoio da prefeitura é uma forma de elevar ainda mais o nome da cidade”, disse o campeão.

Apesar da mudança de categoria (tradicional para deficientes visuais), Hengles também participa de eventos com jogadores que enxergam e já obteve, inclusive, o segundo lugar. Entre suas principais conquistas destaque para o ouro na Olimpíada de Xadrez Para Deficientes Visuais realizada na Grécia/2008, além de competições pela Argentina, Bolívia, Equador, Índia, Turquia e Uruguai.

Sobre o jogo de xadrez
Um tabuleiro quadrado, 32 peças (16 na cor branca e 16 na cor preta) e dois oponentes, assim é o formato de um jogo de xadrez. Conforme regras da modalidade, o oponente com peças brancas faz o primeiro lance, disputa segue com jogadores movendo as peças (rei, dama, torres, bispos e peões) alternadamente.

No caso de deficientes visuais, as peças brancas possuem um pino de fixação embaixo e as pretas uma ranhura ou preguinho sobre elas, o que facilita a diferenciação das cores, pelo tato. Objetivo de cada jogador é colocar o rei do oponente “sob ataque” de tal forma que o oponente não tenha lance legal. O jogador que alcançar esse objetivo diz-se que deu xeque-mate no rei do adversário e venceu a partida.