2018/03/01 16:24:00
Reunião do Conselho Consultivo apresenta a criação da Câmara Temática de Segurança Pública e Políticas Sobre Drogas O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge José da Costa, presidiu mais uma reunião do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo (CONSULTI) que aconteceu neste dia 1º de março, no Auditório do Complexo Administrativo da Prefeitura.

A reunião tratou de uma pauta especial sobre a questão das drogas, um dos principais problemas que afligem a região do Conisud. Além da aprovação da ata da reunião anterior, foi instalada a Câmara Temática de Segurança Pública e Políticas sobre Drogas. Houve ainda a assinatura dos prefeitos, e representantes dos municípios da região, do Protocolo de Intenções de Políticas sobre Drogas.

Gleuda Apolinário, Coordenadora Estadual de Políticas Sobre Drogas, fez uma palestra em que apresentou o Programa Recomeço – Uma vida sem drogas - do Governo do Estado de São Paulo. O programa contempla diversas ações que são disponibilizadas aos municípios participantes. “É importante a adesão de todos, pois o enfrentamento, o tratamento e a troca de informações colaboram para o fortalecimento do desenvolvimento humano e social da comunidade”, informou.

O Presidente do CONSULTI, Jorge Costa, agradeceu a todos pela presença e disse que estava muito satisfeito com o resultado da reunião. “Hoje é um dia histórico para a nossa região. Debater este tema marca o começo do enfrentamento de uma realidade que não podemos deixar para amanhã. É necessário o comprometimento de todos para concretizarmos estas ações. Muito obrigado”, concluiu.

A reunião do CONSULTI teve grande concorrência de pessoas. Além de representantes da sociedade civil, o evento contou ainda com a participação das seguintes autoridades: prefeito Jorge Costa; Cido da Yafarma; Edmur Mesquita e Brígida Sacramento, Secretaria de Assuntos Metropolitano; Secretários da prefeitura de Itapecerica da Serra: Heleno Menezes, Turismo; Cláudio Silvestre Jr, Governo Ciência e Tecnologia; Osvaldo Cardenuto, Trânsito e Transporte; Michelle Sales, Autarquia de Saúde; Vereadores do município de Itapecerica; José Raimundo de Souza, DRADS-Osasco; Fernando Fernandes Filho, prefeito de Taboão da Serra; Maria Lúcia da Silva Marques, prefeita de Embu Guaçu; Gleuda Simone Apolinário, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social; Angela Maluf, Secretaria Adjunta da Saúde de Cotia; Sargento PM Márcio, representou o Capitão Edgar de Castro; Dr. Antonio José Correa de Sampaio, Delegado Seccional, representou o Dr. Youssef Chahin, Delegado Geral de Polícia Civil do Estado de SP; Hideo, Conselho Segurança Rural; Dra Neuza Penha Gava Otero, presidente da OAB-Itapecerica; Dra Gilmara Santos, Delegada de Polícia de Embu das Artes; Dr. Márcio Fruet, Delegado de Polícia de Itapecerica; Carlos Calado, Chefe de Gabinete da PMIS.