Itapecerica terá Conferência de Igualdade Racial em setembro

2017/09/01 12:34:00
Itapecerica terá Conferência de Igualdade Racial em setembro O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, através do decreto 2.676, de 25 de agosto de 2017, convocou a IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada neste mês de setembro. O evento municipal prepara a participação na IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, convocada pelo Governo Federal para o segundo trimestre de 2018.

A Conferência de Itapecerica da Serra será organizada pela Secretaria de Governo, Ciência e Tecnologia, comandada pelo secretário Dr. Claudio Silvestre Jr (Juninho), com a temática básica de buscar soluções para o enfrentamento coletivo ao racismo.

“Estamos na Década Internacional de Afrodescendentes, iniciada em 1º de janeiro de 2015. Esse será um espaço privilegiado e um marco na cidade, pois é um momento em que poder público e sociedade civil debaterão sobre o tema com o intuito de buscar alternativas para superação das desigualdades raciais, conclamando todas as pessoas a pensarem sobre o tema e se articularem no sentido de viabilizarem políticas de igualdade racial no município, bem como pontuarem avanços e desafios”, disse Walmir Damasceno, coordenador de Políticas Públicas de Igualdade Racial.

O objetivo é que a sociedade itapecericana, assim como o poder público, alcance políticas públicas eficazes e inclusivas com relação ao enfrentamento do preconceito racial que impede a construção da almejada sociedade justa e democrática. O município e a sociedade não podem abrir mão de direitos ou se omitirem com relação às formas de preconceito presentes cotidianamente no tecido social.

De acordo com o prefeito Jorge Costa, “a conferência é um passo para a conscientização social, enfrentamento ao racismo, assim como a discussão e efetivação das Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, que fazem parte da nossa agenda”.