2018/05/09 14:48:00
UBS do Jacira realiza aula de Capoeira para grupo de diabetes e Cantada em homenagem às Mães A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Jacira ofereceu a pacientes do grupo de diabetes e hipertensos, na manhã dessa quarta-feira, 09 de maio, uma aula de capoeira e uma singela Cantata em homenagem ao Dia das Mães. Os eventos, sob a responsabilidade da Autarquia de Saúde-IS da Prefeitura de Itapecerica da Serra, foram realizados em comemoração aos 141 anos da cidade.

“De todas as especialidades em atendimento aqui no Jacira, a diabetes é a maior, a que mais cresce no dia a dia; com isso montamos um grupo e através de reuniões semanais trocamos conhecimentos e fortalecemos a amizade entre profissionais, pacientes e familiares”, explica Michelle Silva Reis, diretora da Unidade.

A manhã de atividades com o grupo de diabetes e hipertensos começou com alongamento, seguido de exercícios de correção de postura, flexão e passe de ginga, além de golpes giratórios de defesa e ataque. “A capoeira é energia, alma, grande instrumento de integração social”, disse o mestre José Valentim Júnior, há 16 anos na modalidade. A aula contou com suporte de Janaina Sousa Pajeu (berimbau) e Regina Oliveira (pandeiro), todos profissionais da UBS Jardim Jacira.

Ao término da aula os pacientes intercalaram-se em um jogo de capoeira com o mestre Júnior, transformando o evento em grande momento de descontração e interação. Na sequência houve uma singela Cantada em homenagem ao Dia das Mães. As músicas Nossa Mãe, de Marcos Antonio, da Cantata, e Fica Tranquilo, na voz solo da pequena Ana Elisa, encantaram a todos os presentes.

A aula de capoeira contou com a participação do vereador Engles Marcelo Pereira (Prof. Marcelo). A reunião do grupo de diabetes e hipertensos da UBS Jardim Jacira é realizada toda quarta-feira das 8h às 11h. O interessado em participar do grupo deve se dirigir até a Unidade, localizada na Rua Santos Dumont, 559. Outras informações pelo telefone 4669-5850.