Prefeitura inicia Projeto Número Legal pelo Jardim Sampaio

2016/03/11 11:27:00
Prefeitura inicia Projeto Número Legal pelo Jardim Sampaio A organização de um município envolve diversos fatores, como: ruas nomeadas e com CEP; numeração organizada dos imóveis; loteamentos corretamente delimitados, entre outras.

A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano em conjunto com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, por meio do “Projeto Número Legal”, está realizando a reordenação numérica dos imóveis do município. Uma ação piloto está sendo realizada entre os meses de março e abril no loteamento Jardim Sampaio.

As edificações são renumeradas de acordo com o “Projeto Número Legal”, disposto no Decreto n. 2.527 de 13 de novembro de 2015, que dispõe sobre a autorização da renumeração dos imóveis do Jardim Sampaio e dá outras providências.

As placas de denominação de logradouros públicos, bem como as de numeração dos imóveis, são padronizadas, sendo que o número antigo deve ser conservado por um ano após a notificação da alteração.

Existe uma equipe com a finalidade de acompanhar, fiscalizar e estabelecer os critérios complementares para a execução de todo o processo de renumeração dos imóveis, além de solucionar os casos não previstos no Decreto.

Confira abaixo as principais dúvidas sobre o processo. Outros esclarecimentos podem ser obtidos no telefone 4668 9136.

1.      Vou ter que pagar algo com esse projeto?

Não. Tanto as placas quanto a implantação ficarão a cargo da Prefeitura de Itapecerica da Serra.

2.      Por que preciso trocar meu número?

Para melhor organizar a localização dos endereços e facilitar a entrega de bens, serviços e correspondências em geral.

3.      Como faço para atualizar meu endereço junto ao meu banco, serviços (Sabesp, Eletropaulo e Correios) e etc.?

A partir do momento em que for dado o número novo oficial para sua residência você deverá proceder da seguinte forma:

a) No caso dos serviços (Sabesp, Eletropaulo e Correios), não será necessário avisar, porque a Prefeitura de Itapecerica da Serra irá comunicá-los.

b) Já quanto às contas de telefone fixo ou móvel, cartão de crédito, bancos, financeiras e etc., você mesmo deverá entrar em contato para atualização do endereço por meio do serviço de atendimento ao cliente - SAC.

4.      Onde será afixado o novo número?

O número novo será colocado no lado que melhor se adeque à fachada do imóvel em local visível e de fácil acesso.

5.      Se destruírem o meu número, quem se responsabiliza?

Efetuado o emplacamento do novo número pela equipe da Prefeitura de Itapecerica da Serra, a responsabilidade pela manutenção e conservação do número é do morador ou proprietário do imóvel.

6.      Posso escolher o número da minha casa?

Não. A renumeração será feita a partir da distância em metros entre o imóvel e o início da rua, sendo o lado direito os números pares e o lado esquerdo os ímpares.

7.      Vou receber algum documento com meu novo número?

Sim. A Prefeitura de Itapecerica da Serra emitirá uma certidão para cada número que será entregue junto com o emplacamento.

8.      O que vai acontecer com o meu número velho?

Ele deverá ficar por um ano junto com o número novo para facilitar a entrega de correspondências durante esse período.

9.      Quem realizará o trabalho de renumeração nas residências? Como identificar o funcionário?

A equipe da Prefeitura de Itapecerica da Serra estará uniformizada e usando crachá de identificação. Somente nestas condições você deve permitir o acesso do funcionário para executar o serviço. Vale lembrar que não há necessidade do funcionário entrar em sua casa, já que o serviço será realizado do lado externo das residências.