Merenda Escolar é fortalecida com produtos da agricultura familiar

2017/03/20 16:53:00
Merenda Escolar é fortalecida com produtos da agricultura familiar A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio dos departamentos de Suprimentos e Merenda Escolar, realizou na manhã do último dia 10 de março uma Chamada Pública para aquisição de hortifrútis. Itens como alface, banana, abóbora, cambuci e outros produtos foram adquiridos para atender o cardápio da Merenda Escolar.

A ação visa oferecer alimentos de melhor qualidade aos alunos e atender a Lei Federal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que cita que no mínimo 30% do recurso repassado deverá ser aplicado na compra direta de produtos da agricultura familiar.

Desde 2011 a Prefeitura passou a adquirir produtos não perecíveis como arroz, leite em pó, óleo e outros de cooperativas; e em 2013 iniciou a aquisição do Hortifruti com produtores locais e regionais, atendendo a rede de creches conveniadas e aproximadamente um terço das escolas municipais.

Segundo a nutricionista da Secretaria de Educação, Camila Pires, “para os alunos é a garantia de alimentos e hábitos alimentares saudáveis, contribuindo com o próprio desenvolvimento e para o produtor familiar; é uma alternativa de renda”.