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Notícias

Chrysler comunica recall de veículos Jeep Grand Cherokee

2015/01/26 16:56:00
A Chrysler Group do Brasil comunicou, nesta quinta-feira (22/1), os proprietários dos veículos Jeep Grand Cherokee, ano/modelo 2014, com intervalo de chassis de 1C4RJFAG0EC265218 a 1C4RJFBMXEC487334, a comparecerem a uma concessionária da marca para atualização Módulo de Controle de Bordo com novo software.

> No comunicado, a empresa informa ter identificado a possibilidade de, em
> caso de queima das lâmpadas traseiras indicadoras da direção (setas
> traseiras), o alerta visual e sonoro que avisa o condutor sobre a
> inoperância dessas lâmpadas poderá apresentar falha, não levando ao
> conhecimento do condutor do veículo a ausência da indicação prévia em
> tráfego sobre a manobra pretendida. Em decorrência deste defeito, há
> risco de colisão com consequentes danos físicos ao motorista, demais
> passageiros e terceiros.
>
>
> Para mais informações, a Chrysler disponibiliza o telefone 0800 703 7150
> ou o site www.jeep.com.br
>
>
> O Procon estadual de São Paulo orienta os consumidores sobre seus direitos.
> A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários,
> conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com
> informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
>
> O que diz a lei
>
> O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que:
> “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou
> serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou
> periculosidade à saúde ou segurança.
>
> § 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua
> introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que
> apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades
> competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários."
>
> Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores,
> refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado,
> documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda.
> Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá
> o mesmo direito ao reparo gratuito.
>
> Conforme determina a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria
> de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o
> veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o
> início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo
> 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de
> Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
>
> Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito
> apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos
> morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
>
>
> A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com
> informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil:
> http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.
>
>
> Fundação Procon-SP
> Assessoria de Comunicação
> 3824-7277 / 7276 / 7168 / 7278 / 6967 / 7279 / 6961 / 9 8660-270

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