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Notícias

Mercedes-Benz comunica recall de veículos

2015/01/15 08:56:00
> Mercedes-Benz comunica recall de veículos
>
> por problema na vedação do tensionador hidráulico
>
> A Mercedes-Benz do Brasil convocou, nesta segunda-feira (12/1), os
> proprietários dos veículos comerciais Sprinter e utilitários esportivos
> modelo GLK, abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da
> marca, a substituição da arruela de vedação do tensionador e reaperto do
> mesmo.
>
> Identificação dos veículos envolvidos
>
> - Sprinter Chassi e Furgão 311 CDI, 415 CDI e 515 CDI e Sprinter Van de
> Passageiros 415 CDI e 515 CDI – fabricados entre junho de 2014 a
> novembro de 2014 – Chassis (não sequenciais) de 8AC906633EE093682 a
> 8AC9066551E106099
>
> - Utilitário esportivo GLK 220 CDI – fabricados entre março de 2014
> a julho de 2014 – Chassis (não sequenciais) de WDCGG8EWXEG317248 a
> WDCGG8EW3FG363800
>
> No comunicado, a empresa informa ter constatado uma deformidade da arruela
> de vedação que pode causar a perda do torque de aperto da vedação do
> tensionador hidráulico da corrente de distribuição do motor,
> possibilitando vazamento de óleo. O vazamento sobre as partes quentes do
> motor, em casos extremos, poderá ocasionar princípios de incêndio no
> compartimento do motor, com possibilidade de acidentes e/ou danos físicos e
> materiais aos ocupantes dos veículos e/ou terceiros.
>
> Para mais informações, a Mercedes disponibiliza o fone 0800 970 9090 o
> site www.mercedes-benz.com.br.
>
> O Procon estadual de São Paulo orienta os consumidores sobre seus direitos.
> A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários,
> conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com
> informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
>
> O que diz a lei
>
> O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que:
> “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou
> serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou
> periculosidade à saúde ou segurança.
>
> § 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua
> introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que
> apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades
> competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários."
>
> Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores,
> refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado,
> documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda.
> Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá
> o mesmo direito ao reparo gratuito.
>
> Conforme determina a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria
> de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o
> veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o
> início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo
> 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de
> Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
>
> Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito
> apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos
> morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
>
> Fundação Procon-SP
> Assessoria de Comunicação
>
> 3824-7277 / 7276 / 7168 / 7278 / 6967 / 7279 / 6961 / 9 8660-2703

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