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Notícias

Procon-SP orienta sobre viagens no Carnaval

2015/01/26 17:03:00
O Procon estadual de São Paulo preparou algumas orientações para quem vai passar o Carnaval fora da capital. O planejamento é o ponto de partida, seguido pela pesquisa de preço, seja qual for a opção escolhida.

> Agências de viagens
>
> No caso de pacotes de viagens, é importante verificar o custo do pacote e
> os serviços inclusos. Ler atentamente o contrato e as condições de
> cancelamento. No caso de viagens internacionais, conferir o câmbio e a
> documentação necessária (passaporte válido, visto, etc.). Para qualquer
> destino, guardar uma via do contrato datada e assinada e todos os
> prospectos, anúncios e folhetos publicitários.
>
> Aluguel de casa ou apartamento
>
> Para quem vai alugar uma casa ou apartamento, é preciso vistoriar o local,
> de preferência com o proprietário ou representante, e relacionar por
> escrito as condições gerais do imóvel. Pegar referências pela internet e
> informações com pessoas que já tenham ocupado o local.
>
> Informar-se sobre formas de pagamento, retirada de chaves e ter os contatos
> do proprietário ou da empresa de locação. O Procon-SP não aconselha o
> pagamento integral da locação e recomenda a exigência de confirmação de
> recebimento, além de guardar recibos e outros documentos que comprovem a
> transação.
>
> Avião
>
> Para quem for viajar de avião, em caso de atrasos ou cancelamentos, o
> consumidor deve procurar o responsável pela aviação civil dentro do
> aeroporto ou o balcão de embarque da companhia. De acordo com as regras da
> Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a partir de uma hora de atraso
> a empresa tem que garantir acesso à internet e telefonemas.
>
> A partir de duas horas, o passageiro pode exigir alimentação. Mais de
> quatro horas, a companhia tem que disponibilizar acomodação ou hospedagem
> e transporte. O passageiro, no caso de cancelamento da passagem, também tem
> direito a receber reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque. Ou
> pode remarcar o voo para outra data e horário. Também é possível
> embarcar no próximo voo, da mesma empresa, se houver lugar disponível para
> o mesmo destino.
>
>
> Ônibus
>
> Se a opção foi viajar de ônibus, a desistência da viagem deve ser
> comunicada com até três horas antes do embarque. O reembolso será em
> dinheiro ou crédito, conforme escolha do consumidor. Se o passageiro não
> comparecer nem fizer declaração de desistência, perde-se o direito ao
> reembolso, mas fica mantida a validade do bilhete para remarcação ou
> transferência em até um ano, contado a partir da primeira emissão.
>
> A transportadora não pode cobrar por bagagens de até 30 quilos. Em caso de
> atraso superior a uma hora, a empresa deve providenciar o embarque em outra
> companhia com serviços equivalentes, se o consumidor concordar. Para
> atrasos de mais de três horas, a empresa deve arcar com alimentação e
> hospedagem dos passageiros, quando for o caso.
>
> Bagagem
>
> Tanto para viagens aéreas ou terrestres, é importante identificar a mala
> por dentro e por fora com o nome da cidade de origem e de destino. Amarrar
> laços ou lenços ajuda a reconhecer a bagagem.
>
> Guardar o comprovante emitido pela companhia aérea ou empresa de ônibus.
> Excesso de bagagem pode ser cobrado. É preciso ver com antecedência o
> limite de peso ou volume determinado pelas empresas. Levar documentos e
> objetos de valor na bagagem de mão. Em caso de problema, procure a empresa
> responsável pelo transporte.
>
> No caso de viagens aéreas, confira que objetos são permitidos como bagagem
> de mão e bagagem despachada, tanto em voos domésticos, quanto nos
> internacionais.
>
> Se o consumidor não conseguir resolver o problema em nenhum dos casos, ele
> pode procurar o Procon-SP (151 ou www.procon.sp.gov.br) ou o Procon de sua
> cidade.
>
> Fundação Procon-SP
> Assessoria de Comunicação
> (11) 3824-7277 / 7276 / 7168 / 7278 / 6967 / 7279 / 6961 / 9 8660-2703

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