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Notícias

Volkswagen comunica recall de Jetta, Jetta Variant e Eos por problema no módulo eletrônico do ABS

2017/03/02 14:33:00
A Volkswagen do Brasil convocou, nesta quinta-feira (2/3), os proprietários dos modelos Jetta, Jetta Variant e Eos, abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a partir de 7 de março, a atualização do software e, caso necessário, substituição do módulo eletrônico do ABS.
 
Identificação dos veículos envolvidos
 
Modelo Jetta ano modelo 2008 até 2010
Chassis 8M068431 até AM137661
 
Modelo Jetta Variant ano modelo 2008 até 2010
Chassis 8M252222 até AM695965
 
Modelo Eos ano modelo 2009
Chassis 9V001044 até 9V021237
 
No comunicado, a empresa informa ter constatado falha do sistema ABS durante sua ativação, com perda da função antitravamento dos freios e/ou controle eletrônico de estabilidade. O não funcionamento deste sistema aumenta os riscos de perda de controle e de acidentes, podendo causar danos físicos e materiais aos ocupantes e/ou terceiros.
 
Para agendamento e mais informações, a Volkswagen disponibiliza o telefone 0800 019 8866 e o site www.vw.com.br
 
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta osconsumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determinao Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
 
O que diz a lei

 
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado deconsumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento dapericulosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, medianteanúncios publicitários."
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que oserviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializadomais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacionalde Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informaçãolançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade detrânsito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário,reparação por danos morais e patrimoniais,  eventualmente sofridos.
 
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

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