2017/10/20 09:50:00
Reunião do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo acontece em Itapecerica da Serra O município de Itapecerica da Serra sediou a 21ª Reunião do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo (CONSULTI), no último dia 19 de outubro. O evento aconteceu no auditório do Complexo Administrativo, e foi aberto pelo Presidente do CONSULTI, prefeito Jorge Costa, que esteve acompanhado pelo grupo de trabalho, e de representantes da região do Conisud.

O prefeito Jorge Costa agradeceu a todos pela presença. “Estou feliz pelo resultado do trabalho realizado por este Conselho. Tenho certeza de que esta reunião vai colaborar para os avanços da nossa região. Estamos todos empenhados e comprometidos em propor e encontrar soluções aos problemas comuns que afetam os nossos municípios”, destacou o prefeito.

Durante a reunião foram tratados e debatidos assuntos como: aprovação da ata da última reunião, escolha dos membros das Câmaras Técnicas de Desenvolvimento Econômico, e de Mobilidade Urbana. Além da apresentação dos trabalhos dos grupos das Câmaras Temáticas de Mineração, Turismo, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Vulnerabilidade Social, Saneamento Básico, que compõem o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado é um instrumento legal de planejamento, que estabelece as diretrizes para orientar o desenvolvimento urbano e regional. Determina as bases de atuação conjunta entre o estado e os municípios. Após aprovação do PDUI e sua adequação aos Planos Diretores Municipais, o PDUI será a principal referência para a alocação dos recursos orçamentários do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano do Governo do Estado.

Além da participação das autoridades e representantes dos municípios, a reunião contou ainda com a presença dos seguintes secretários da prefeitura de Itapecerica da Serra: Heleno Menezes, Turismo; Fábio Cravo Roxo, Planejamento e Meio Ambiente; Brígida Sacramento, da Secretaria de Assuntos Metropolitano; Assessores dos prefeitos da Região do Conisud; representantes da sociedade civil; Cido da Yafarma, vice-presidente do CONSULTI.