Itapecerica da Serra recebe laboratório móvel e interativo da Sabesp

2017/03/10 11:53:00
Itapecerica da Serra recebe laboratório móvel e interativo da Sabesp A carreta “Somos Água”, projeto educativo e itinerante da Sabesp que ensina a importância da água e mostra seu ciclo na natureza até chegar às torneiras, estará aberta à visitação nos dias 30 e 31 de março no Ginásio Municipal de Esportes. A ação acontece em parceria com a Prefeitura de Itapecerica da Serra.

A visitação é gratuita e os interessados poderão conhecer, de forma divertida e com a ajuda de tecnologia avançada, todo o processo de produção de água potável e também como é realizado o processo de coleta e tratamento dos esgotos. O espaço também traz informações sobre a importância do uso racional da água e da preservação do meio ambiente, com o objetivo de educar e conscientizar a população.

O projeto já recebeu mais de 10 mil visitantes e vai percorrer vários municípios de São Paulo, na Região Metropolitana de São Paulo e também no interior, onde estará aberto à visitação de alunos de escolas públicas e privadas, além do público em geral.

Para levar conhecimento a crianças, jovens e adultos de todas as idades, o espaço móvel da companhia de saneamento, que tem mais de 15 metros de comprimento e 6 metros de largura, oferece uma verdadeira imersão visual e auditiva ao público, que faz um percurso no interior do veículo com diferentes pontos de parada, cada um tratando de tema relacionado à água. Tudo guiado por monitores treinados, que esclarecem as dúvidas.
A jornada começa com a visita a um cinema “360 graus”, formado por três painéis de LEDs que mostram o percurso da água desde sua formação, por meio das chuvas, até a captação e encaminhamento para as estações de tratamento, chegando, enfim, às casas dos clientes.

Após a sessão, chega a hora de visitar uma reprodução em pequena escala de laboratório de análise de água da Sabesp. Lá, os monitores dão explicações de como é feito o controle da qualidade da água fornecida pela companhia. Ainda nessa etapa, o público conhece os diversos tipos de fraudes em hidrômetros e aprende que furto de água é crime, que penaliza a população, estimula o desperdício e pode ser denunciado por qualquer cidadão por meio da Central de Atendimento 195, da Sabesp, ou no Disque-Denúncia (181), da Secretaria da Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo.

Ao fim do percurso no interior da carreta, crianças e adultos têm a chance de brincar e aprender com os jogos interativos montados no interior da carreta. Os visitantes se divertem caçando fraudes e tentando conectar corretamente ligações subterrâneas de água, águas pluviais e esgotos. Para completar, óculos de realidade virtual permitem a todos conhecer os mananciais da Sabesp e até vivenciar a limpeza de uma caixa d’água.

Serviço

Evento: Visitação à carreta “Todos Somos Água”, da Sabesp, em Itapecerica da Serra
Local: Ginásio Municipal de Esportes (Av Dona Anila, 1001 – Centro – Itapecerica da Serra)
Data e horário: 30 e 31 de março, das 8h às 16h