Autarquia de Saúde - IS apresenta protocolo de Dieta Enteral

2017/08/01 12:35:00
Autarquia de Saúde - IS apresenta protocolo de Dieta Enteral A Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra apresentou na manhã desta segunda-feira (31 de julho) o protocolo de Dieta Enteral elaborado no primeiro semestre da gestão do prefeito Jorge Costa. O objetivo da reunião, que contou com a presença de familiares de pacientes com necessidades especiais, foi esclarecer quanto à organização dos insumos e sistematização da assistência aos moradores da cidade.

A Dieta Enteral implica em um tratamento alimentar para pacientes com necessidades dietéticas diferenciadas, desnutridos ou com alguma carência nutricional, em sua maioria acamados em virtude de patologias clínicas das mais variadas. Um dos trechos do protocolo destaca que “pacientes bem nutridos se recuperam melhor de doenças e mostram-se mais resistentes”.

O protocolo de Dieta Enteral, aprovado em abril pela superintendente da Autarquia de Saúde Michele Sales, foi apresentado no auditório José David Binsztajn, localizado no Complexo Administrativo da Prefeitura de Itapecerica da Serra. Participaram da apresentação: Wanessa Camargo (Coordenadora Técnica de Enfermagem), Maria Clara Almeida e Juliana Menezes (Nutricionistas), e Luiz de Camargo (Enfermeiro).

Assuntos como cuidados na administração de dietas, importância de manter o paciente acamado na posição correta, higiene pessoal, manuseio de frascos e de fórmulas nutricionais para os que utilizam sondas foram alguns dos tópicos abordados.

Entre as funções atribuídas aos profissionais da Saúde, alguns pertencentes à Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), tais como nutricionista, enfermeiro, médico, auxiliar de enfermagem e fisioterapeuta, destaque para a realização de avaliação nutricional.

Para outras informações sobre o protocolo de Dieta Enteral, procurar a Autarquia de Saúde, situada à Rua Major Manoel Francisco de Moraes, 286 – centro, de 2ª a 6ª das 8h às 16h30.