2017/06/08 11:44:00
Itapecerica da Serra sediará formação para área de saúde; oito cidades da região participarão A Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra irá promover o projeto “Gestão para Educação Permanente dos Profissionais da Rede Atenção às Urgências – GEPPRAU”. A ação será realizada em parceria parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde (MS) no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O objetivo é qualificar os profissionais para estruturação do Núcleo Regional de Educação Permanente em Urgência (NEU Regional) a partir da organização das linhas de cuidado prioritárias, visando à melhoria dos resultados assistenciais e a garantia dos direitos humanos e sociais nos serviços de urgência.

Além dos profissionais de Itapecerica da Serra o município será sede para os municípios da região dos mananciais: Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Cotia, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes e Taboão da Serra.

Em junho irá ocorrer a oficina para os mediadores do projeto dos oito municípios. As aulas terão início no dia 12 de julho e término no dia 19 de dezembro com um seminário final. A carga horária total é de 248 horas e as ações serão realizadas na Faculdade Anhanguera.

A Autarquia de Saúde convidou a participar todos os componentes da Rede de Atenção às Urgências (RAU): Atenção Primária, UPA, SAMU, Componentes Hospitalares de Urgência, Corpo de Bombeiros, Policia Cívil, Defesa Civil, Regulação e Atenção Domiciliar.

Entendida como Processo de Formação-Ação (PFA) a iniciativa ocorre em 5 Etapas, cujos temas são interdependentes e complementares. O processo é precedido por um momento de sensibilização dos participantes e finalizado com um seminário final de apresentação dos produtos. Cada Etapa é acompanhada por um Educador, um Analista de Ensino do HAOC e um grupo de mediadores que darão apoio ao processo de formação. Estes últimos são atores do próprio território.

Dois Eixos percorrem longitudinalmente as etapas da formação: Eixo Assistencial e Eixo de Educação Permanente. Desta forma, cada etapa do processo terá como enfoque a qualificação de gestores e de profissionais envolvidos no cuidado com o paciente agudo/agudizado por meio da Educação Permanente em Saúde. Enquanto metodologia, o PFA tem por intenção permitir que os participantes exerçam um protagonismo na construção coletiva do conhecimento, contribuindo com suas experiências e viabilizando uma potencial transformação da realidade dos serviços.

Ao final do Processo de Formação-Ação, os participantes que obtiverem no mínimo 75% de presença nos períodos de presenciais e entregarem 70% dos produtos desenvolvidos nos Trabalhos em Campo, receberão certificado de Aperfeiçoamento emitido pela Faculdade de Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.