Novembro Azul: Autarquia de Saúde realiza palestra sobre doenças masculinas

2017/11/23 08:26:00
Novembro Azul: Autarquia de Saúde realiza palestra sobre doenças masculinas A Autarquia de Saúde da Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou nessa quarta-feira, 22, uma palestra sobre HPV e câncer de próstata, como parte das ações da campanha Novembro Azul. O encontro entre urologista e profissionais das Unidades de Saúde do município ocorreu no auditório do Complexo Administrativo.

Em formato de bate-papo, o urologista do Centro de Especialidade Municipal (CEM), Dr. Ivan Adolfo Miranda Quintana, dialogou com profissionais sobre os cuidados no atendimento ao munícipe. “O câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens no mundo, quanto mais humanitário o atendimento, como se o paciente fosse um familiar, melhor anda o tratamento”, destacou.

Segundo o urologista, em virtude das campanhas de prevenção, a população masculina itapecericana tem se mostrado bem consciente quanto à importância dos exames e de cada 100 pacientes, apenas quatro se recusam a fazer o toque retal.

Exame essencial para avaliação da próstata, internamente, também pode identificar inflamações e doenças benignas como a Prostatite e Hiperplasia Prostática Benigna, assuntos também debatidos no evento.

“A proposta da palestra surgiu dos próprios profissionais de saúde e a troca de experiências atingiu o objetivo, de que todos saíssem com novos conhecimentos a ainda mais conscientes sobre o trabalho que realizam”, destacou Alessandra Cruz, da Autarquia de Saúde.

A campanha Novembro Azul de itapecerica da Serra contará neste fim de semana com ampla programação de atendimento no sábado, com o dia “D”, em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades Saúde da Familia). Haverá ainda uma ação do “Fique Sabendo”, com testes rápidos de HIV e Sífilis (nesse caso disponível para toda a população). Confira.