2018/01/31 16:00:00
Prefeito Jorge Costa busca avanços para Segurança Pública junto ao Governo do Estado O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge José da Costa, participou, no último dia 30 de janeiro, de uma reunião com o Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Dr. Youssef Abou Chahin.

O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Segurança Pública e em pauta esteve uma série de reivindicações do chefe do poder executivo municipal. Jorge Costa apresentou três principais solicitações para a cidade: A Manutenção das frotas das polícias Militar e Civil, a execução da Segurança Rural e a Instalação do GAMESP (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública).

“Esperamos com esta atitude avançar na área da segurança que é uma responsabilidade do Estado. Estamos cobrando e propondo soluções para cuidar melhor do setor em Itapecerica da Serra; nosso papel está sendo feito”, contou Jorge Costa.

O prefeito representou ainda na reunião o Conselho Consultivo da Sub-região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo (Consuti – RMSP), órgão do qual é presidente e fazem parte, além de Itapecerica da Serra, outros sete municípios: Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista. O combate às drogas e aos roubos e a ampliação do sistema de monitoramento foram outros pontos discutidos.

“A Segurança Pública é um problema crônico, mas precisamos articular medidas que ajudem a diminuir os índices de violência. Todos os municípios da região investem em suas Guardas Civis, e em Itapecerica da Serra não é diferente, fazemos o que podemos com um orçamento apertado e temos contabilizado conquistas”, disse o prefeito Jorge Costa.

Avanços

Em Itapecerica da Serra a Prefeitura tem trabalhado para reforçar a Segurança Pública da cidade. Quatro importantes avanços foram realizados em 2017 e já surtem efeito; são eles: A compra da Primeira Base Móvel da GCM na história do município, a Reinauguração da Base Comunitária da GCM no Jardim Mombaça, a Modernização do sistema de comunicação da GCM e a Renovação do Sistema de Videomonitoramento.

Instalação do GAMESP

Solicitada pelo prefeito Jorge Costa, a instalação do GAMESP (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública) visa oferecer subsídios na elaboração de planos estratégicos visando à prevenção, repressão e redução do crime e da violência, bem como propor, promover a implantação e acompanhar programas e ações sócio-culturais, educacionais, esportivos e de lazer, que sejam de interesse para atuação institucional do Estado na área da segurança pública.

“É um importante órgão que articula e integra várias políticas públicas para a área da segurança. Com isso, o Estado passa a também conhecer mais a nossa realidade, facilitando a busca de mais ações, policiamento e recursos para segurança da cidade”, explicou o prefeito Jorge Costa.