2018/05/16 14:01:00
Prefeitura de Itapecerica da Serra inicia Projeto de Revitalização do Trânsito da Região Central A Secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte (SSTT) da Prefeitura de Itapecerica da Serra deu início na última sexta-feira, 11 de maio, à execução do plano de revitalização viária da cidade. O projeto viabilizado através de parceria com o Detran-SP e o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito inclui dezenas de intervenções. Entre elas, sinalização, construção de lombofaixas, gradis de proteção, adequação e implantação de calçada, e ações de fiscalização e educação para o trânsito.

Segundo a SSTT, o projeto estruturado entre março a dezembro de 2017 tem duas metas. A primeira é reduzir os acidentes e óbitos no trânsito em nosso município. Já a segunda é fornecer subsídios para que o Movimento Paulista possa elaborar e desenvolver políticas públicas e ações para alcançar a meta de reduzir pela metade as vítimas fatais nos acidentes de trânsito no Estado de São Paulo até 2020.

“Recebemos infográficos do Movimento Paulista de locais com maior índice de acidentes (cruzamentos, pessoas andando a pé, de bicicleta e circulação de carro), e com base nesses documentos realizamos estudos, pesquisas, registros fotográficos, e estruturamos um plano de trabalho, muito elogiado, e sendo consultado por cidades vizinhas que ainda não conquistaram adesão ao projeto”, revela a SSTT.

De acordo com o Movimento Paulista, os dados referentes a óbitos são enviados mensalmente pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, obtidos por meio de extração do sistema Registro de Ocorrências (RDO) utilizado pela Polícia Civil na elaboração de Boletins de Ocorrência em todo o Estado de São Paulo.

Desde as alterações na última sexta-feira, a SSTT têm recebido moradores que solicitam esclarecimentos sobre a mudança viária. “Muitos relacionam o trânsito intenso de sexta-feira, dia inicial da execução, com o projeto, mas não há relação. O que aconteceu é que coincidiu da cidade registrar três caminhões quebrados, em vias estratégicas, acidente com motoqueiro, e isso em véspera de Dia das Mães, com um fluxo acima do normal”, explica a SSTT.

Outro ponto muito importante destacado pela Secretaria é quanto à malha viária do município não comportar mais o crescimento diário de circulação de pedestres e veículos de São Paulo e Embu-Guaçu.  Vale lembrar que parte do tráfego itapecericano se dá pelo fácil acesso ao município, pelo elo com a BR 116 e Santo Amaro.

Intitulado de Plano de Revitalização Viária, o projeto custeado com a verba de R$ 923 mil, através de parceria com o Detran-SP e o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, contempla ainda a viabilização de uma Cidade do Trânsito (a ser executada em 2019) e um projeto Educação para o Trânsito destinado a crianças.

A metodologia do Movimento Paulista é baseada nas fontes de informação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Entre os critérios para a cidade conquistar o investimento foram analisados o número de habitantes e a proporção de óbitos causados por acidentes de trânsito.

Verifique os pontos incluídos como necessários para a readequação viária, com algumas sinalizações em horizontal, vertical e semafórica

1.        Praça João Pessoa X Rua Major Telles,
2.        Av. Eduardo Roberto Daher X Rua Piauí,
3.        Rodovia Salvador de Leone X Rodovia Régis Bittencourt,
4.        Rua Major Manoel Francisco de Moraes X Avenida Eduardo Roberto Daher,
5.        Praça da Bandeira X Rua Antônio Lopes da Silva,
6.        Rua Florianópolis X Avenida XV de Novembro,
7.        Avenida Eduardo Roberto Daher X Rua Silvino Pedroso de Moraes,
8.        Estrada João Rodrigues de Moraes X Rua Treze de Maio X Avenida Dona Anila próximo ao Nº 45,
9.        R. Maj. Manoel Francisco de Moraes X Escola João Baptista de Oliveira,
10.      Av. Eduardo Roberto Daher "toda a extensão",
11.      Av. Maximinio Augusto de Carvalho "toda a extensão",
12.      Rua Henrique Soter Fernandes "toda a extensão",
13.      Rua Virgílio Busnelo "toda a extensão,
14.      Rua Antônio Lopes da Silva "toda a extensão",
15.      Ladeira Capitão de Moraes "toda a extensão",
16.      Rua Miguel Rotger Domingues "toda a extensão",
17.      Rua Juvenal "toda a extensão",
18.      Rua Canarinho "toda a extensão",
19.      Rua Major Telles "toda a extensão";
20.      Rua São João "toda a extensão",
21.      R. Maj. Manoel Francisco de Moraes "toda a extensão".