2017/02/23 15:41:00
Servidores da Prefeitura recebem treinamento com foco em programas sociais do Governo Federal A equipe da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social de Itapecerica da Serra passou por um treinamento, no último dia 22 de fevereiro, junto à Caixa Econômica Federal. A capacitação visa otimizar o trabalho dos responsáveis pelo Cadastro Único em Itapecerica da Serra.

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias; cujo maior expoente é o cartão Bolsa Família.

Segundo a Gestora do Cadastro Único em Itapecerica da Serra, Leia Rodrigues, o objetivo da iniciativa é formar uma ‘força tarefa’ para aumentar os índices de atendimento e ultrapassar as metas propostas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

Passaram pelo treinamento Assistentes Sociais, Psicólogos, Entrevistadores, Digitadores e toda Equipe do Cadastro Único em Itapecerica da Serra. A secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Helena Regina de Oliveira, também prestigiou a iniciativa.

O município promove visitas domiciliares às famílias de baixa renda periodicamente para efetuar o cadastramento. A família que se enquadra na baixa renda (que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total) e não está inscrita no Cadastro Único também pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.

Em Itapecerica da Serra cerca de 13 mil pessoas estão inseridas no Cadastro Único. Em janeiro deste ano 4150 pessoas receberam o benefício do Bolsa Família no município.