2018/02/09 10:58:00
Bicho-preguiça capturado em bairro itapecericano passa por exames e é devolvido à natureza Um bicho-preguiça adulto, dócil, simpático e com aparente ar de felicidade, foi capturado por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) na Rua Francis Russel, s/n, no bairro itapecericano Jardim Horizonte Azul, na tarde de terça-feira (6). Após encaminhamento para exames no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Itapecerica da Serra, o animal, carinhosamente batizado de Flash, em homenagem ao filme Zootopia, foi solto na tarde dessa quinta-feira (8), em uma das áreas de extensa Mata Atlântica da cidade.

“O bicho-preguiça é do sexo feminino, pesa 6 kg, passou esses dias na Zoonoses para avaliação, dormiu bem, se alimentou bem, não tem problema de dentição, a audição é boa, a temperatura do corpo está normal, então volta para a natureza em perfeito estado”, destacou Dra. Maria de Fátima Martins, veterinária do CCZ da Autarquia de Saúde-IS.
Conhecido como o mamífero mais lento do mundo, o animal de hábitos noturnos vive em média 40 anos e pode dormir até 14h por dia. Sua alimentação constitui de folhas, frutos e brotos. O bichinho capturado em Itapecerica da Serra é da família Bradypodidae, com três dedos em cada pata, e suas garras compridas são utilizadas para conseguir alimento e para auxiliar na locomoção pelas copas das árvores.

“Assim que chegamos ao local, o animal estava no colo de uma munícipe, que ao ver o perigo do bicho preguiça ser atropelado pediu para a familia fazer o contato com a base, e imediatamente nos deslocamos para o local”, explica o GCM André Domingues, responsável pela captura ao lado do GCM Eduardo da Silva.

Entre as curiosidades deste bichinho que encanta a todos, pela máscara escura em volta dos olhos que o deixa com aparência de que está sempre sorrindo, e pela paz que transmite, destaque para a capacidade de observar todos os ângulos ao seu redor, em virtude de conseguir girar a cabeça em 270°, sem movimentar o corpo.

Para a veterinária da Zoonoses, as pessoas que se depararem com animais silvestres circulando pelas ruas da cidade devem ligar para os órgãos competentes, assim como fez a munícipe.  “Embora de aparência dócil, é importante o morador não pegar o bicho-preguiça, porque dependendo do jeito que segurar pode machucá-lo, ou até ser machucado por suas garras”, alerta Dra. Maria de Fátima Martins.

Curiosidades do bicho preguiça

Bicho que raramente bebe água, a quantidade de líquido que necessita é extraída do próprio alimento, a preguiça também raramente desce ao chão, sendo que passa mais de 80% de sua vida agarrada a um tronco, protegido por uma camuflagem natural, que passa despercebido para a maioria dos predadores.

Parente dos tatus e dos tamanduás, o bicho-preguiça só desce das árvores para defecar ou trocar de árvore. E mesmo assim, muitas vezes troca de árvores pelos galhos, do alto.
O sentido dos pelos vai da barriga para as costas, o que permite que a chuva escorra quando o bicho está pendurado. Uma gestação do bicho-preguiça dura de seis a oito meses, nascendo apenas um filhote, entre os meses de agosto e setembro. De acordo com a veterinária da CCZ, a espécie capturada não está “esperando bebê”. O telefone da Zoonoses é 11 4147-1664.