Zoonoses atende chamado após atropelamento de macaco

2017/10/27 09:16:00
O Centro de Controle de Zoonoses de Itapecerica da Serra atendeu um chamado, no último dia 24 de outubro, após o atropelamento de um bugio na Rodovia Prefeito Bento Rotger Domingues (próximo ao Delfim Verde).

Devido aos casos de febre amarela no país, a ocorrência foi tratada com extremo cuidado pelo órgão da Autarquia Municipal de Saúde. Porém, após análise preliminar da veterinária responsável, a hipótese, em princípio, foi descartada. “Não havia qualquer sinal de contágio da febre amarela, apenas danos provocados pelo atropelamento, provável causa da morte”, informou.

A Zoonoses realizou todo o procedimento de necrópsia do animal e encaminhou amostras para os institutos Adolpho Lutz e Pasteur, onde serão confirmadas a negativa para febre amarela e raiva.

Um outro macaco foi encontrado também sem vida no mesmo dia; aparentemente morto por mordidas de um animal. Todos os procedimentos estão sendo seguidos para descartar o contágio por febre amarela, já que, como o primeiro, não havia sinais da doença.

Vale lembrar que os macacos (bugios, micos, etc) não são responsáveis pela transmissão da febre amarela, e sim o mosquito. O inseto infecta tanto humanos quanto animais.
O telefone para chamados no Centro de Controle de Zoonoses de Itapecerica da Serra é o 4147-1664.