Procon de Itapecerica da Serra disponibiliza várias ações no Mês do Consumidor

No total, foram mais de 2.700 atendimentos no decorrer das ações:

- Sábado, 2 de março, das 09 às 15 horas, no prédio do SCFV -  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Branca Flor, durante o “Prefeitura em Movimento” e a 4ª grande ação preventiva de combate à Dengue.

- AÇÃO LIMPA NOME de 06 a 08 de março, no Centro Integrado de Serviços do Santa Júlia.

- Na quarta-feira, 13 de março, no Itapecerica Shopping, um workshop destinado aos fornecedores do nosso Município, com o intuito de orientar, educar e receber demandas.

- AÇÃO LIMPA NOME de 18 a 22 de março, no Centro da cidade.

- Unidade Móvel do órgão para atendimento da população do Jardim Jacira, na Praça José Leal, nesta segunda-feira, 25 de março.

O Procon de Itapecerica da Serra é ligado à Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Itapecerica da Serra. Atua em defesa dos consumidores em diversas áreas, tais como a oferta de produtos e serviços, a publicidade, o crédito, o transporte e a habitação, entre outras.

Entre as principais funções do Procon estão a fiscalização do mercado, a orientação e educação dos consumidores, a aplicação de sanções em caso de infrações cometidas pelos fornecedores e a mediação de conflitos entre consumidores e fornecedores. O Procon também é responsável por receber e processar denúncias e por encaminhá-las para as autoridades competentes quando necessário.

O papel do Procon é fundamental para a garantia dos direitos do consumidor quando um fornecedor não cumpre suas obrigações. Assim, o Procon age como mediador entre consumidores e fornecedores, buscando soluções amigáveis para os conflitos de consumo e evitando litígios judiciais.

Mais ainda: o Procon também exerce um importante papel educativo, pois oferece informações aos consumidores sobre seus direitos, formas de prevenção de problemas de consumo e como agir em caso de irregularidades. Com isso, os consumidores têm mais informações e poder de escolha, o que contribui para uma relação de consumo mais equilibrada e justa.