Plano Diretor de Turismo é apresentado na Câmara Municipal

A apresentação do plano contou com a presença da sociedade civil, conselheiros do COMTUR e das autoridades municipais; vereadores: Gilberto de Moraes (Giba), Vereadora Roseli Trappé (Irmã Rose), e os secretários municipais: Gerson Lazarin - Turismo, Bianca Castro – Cultura, e Edson Carvalho – Habitação e Desenvolvimento Urbano.

O Plano Diretor de Turismo é um estudo que contempla a análise de toda a infraestrutura da cidade, desde os serviços urbanos até o comércio local, apresentando uma análise situacional da atividade turística. Após essas análises, o Plano Diretor de Turismo também dispões de ações pontuais para o desenvolvimento turístico do município, sendo também, ferramenta principal para o município pleitear o título de Município de Interesse Turístico, conforme a Lei estadual complementar nº1.161/2015.

A atualização do Plano Diretor de Turismo deu-se início através de visitas técnicas, atualização do inventário, no qual reúne dados e informações da infraestrutura da cidade, dos estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares, meios de hospedagem e atrativos. Após a atualização do inventário, foi realizada uma abertura com formulário online, para receber as contribuições e sugestões da comunidade. Em cima desses dados, são realizados os diagnósticos e prognósticos, resultando assim no plano de ações e ferramentas para monitoramento e avaliação dessas ações. Após a apresentação, foram realizadas algumas sugestões, que foram incluídas no plano.

A apresentação foi realizada pelo turismólogo Luiz Fernando Neves, que lembrou também a importância dos prestadores de serviços turísticos terem o cadastro na plataforma CADASTUR, no qual também colabora com o ranqueamento da cidade a nível nacional, disponível em https://cadastur.turismo.gov.br. Luiz também citou que a cidade já conta com um número relevante de atrativos e o turismo hoje é feito de experiências e não somente lugares.

Quer saber mais sobre o turismo de Itapecerica da Serra? Clique aqui e baixe o aplicativo Destinos Inteligentes.