Ação de consumo consciente é destaque na Semana de Meio Ambiente na Prefeitura

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente promoveu entre quarta e quinta-feira (dias 5 e 6), mais uma atividade em comemoração à Semana do Meio Ambiente. A ação realizada no Complexo Administrativo Norberto José da Costa, voltada a servidores e usuários da Prefeitura, tratou sobre do consumo de alimentos sem agrotóxicos.

Na quarta-feira, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente visitou os departamentos do Complexo para promover atividades recreativas, como a “árvore da atitude sustentável” onde os servidores deixam relatos de seus atos do dia a dia que colaboram na preservação da natureza.

Os funcionários receberam informações sobre o descarte correto de eletroeletrônicos e encartes sobre pontos de coleta de pneus usados em lugar inadequado podendo causar problemas até mesmo de saúde, sendo foco do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya.

Já na quinta-feira, a ação contou com a participação da agricultora orgânica Elaine Geraldes, bióloga e produtora no município há 23 anos, que falou sobre a produção de orgânicos, sua relação com uma alimentação saudável e expôs exemplares de hortaliças, frutas e legumes cultivados sem nenhum composto tóxico. A agricultora deu dicas de plantio em casa e espaços pequenos, indicando quais são os passos para se tornar um produtor de orgânicos.

Segundo Elaine, é preciso buscar alternativas que prejudiquem menos a saúde no dia a dia, tendo em vista que o uso de produtos não orgânicos gera um consumo de aproximadamente sete litros de agrotóxicos por ano (por pessoa). Destacou ainda que o consumo consciente gera um futuro melhor para o meio ambiente, pois respeita o tempo certo de crescimento de cada produto, protegendo as matas ciliares, bem como a saúde da sociedade.