Equipe Multidisciplinar da Autarquia de Saúde presta atendimento nos domicílios

A Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra presta atendimento direto aos munícipes através da Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (EMAD). O serviço de saúde complementar é caracterizado por um conjunto de ações de prevenção, tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrado às Redes de Atenção à Saúde.

O EMAD realiza ações nas casas para as pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de locomoção, ou quando o atendimento domiciliar é o mais indicado. O órgão conta com equipe multidisciplinar, formada prioritariamente por médico, enfermeiro, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta e nutricionista.

Desenvolvido de acordo com a necessidade do paciente, o programa disponibiliza ainda serviços do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e Unidades Básicas de Saúde. “Os pacientes recebem atenção diferenciada, pois o atendimento conta com total segurança aos acamados. Para admissão no programa é necessário que o paciente esteja no momento agudo da doença. Um dos critérios para inclusão é ter um cuidador, que é devidamente treinado pelo EMAD”, informou o coordenador Luiz de Camargo.

Diariamente a Autarquia atende 50 pacientes, com uma rotatividade em torno de 100 usuários mensais. Os profissionais realizam aproximadamente 300 procedimentos. O trabalho é personalizado e segue as normas e exigências do Ministério da Saúde.

Benefícios do Programa Melhor em Casa

O atendimento em casa melhora e amplia a assistência no SUS aos pacientes com agravos de saúde. Proporciona cuidado humanizado, perto da família. Estudos apontam que o bem estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde, são fatores importantes para a recuperação dos doentes.

Pacientes submetidos a cirurgias e que necessitam de recuperação, quando atendidos em casa, apresentam redução dos riscos de contaminação e infecção. Esse tipo de atendimento representa um avanço para a gestão de todo o sistema público de saúde, uma vez que ajuda a desocupar os leitos hospitalares, e proporciona mais qualidade nos serviços de urgência dos hospitais.