Participantes do JORI vencem temperatura baixa e dão aula de superação

Em dia de temperatura mínima na casa dos 10 graus e de vento gelado, participantes do 23º Jogos Regionais dos Idosos (JORI) de Itapecerica da Serra chegam para as provas agasalhados, mergulham em piscina aquecida e mostram que força de vontade é fator imprescindível em uma competição.

O evento realizado pela Secretaria Estadual de Esportes com organização da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer segue até domingo. Nesta noite de sexta-feira haverá ainda disputa da modalidade Baile e show com o cantor Frank Aguiar.

A campeã dos 1200 metros no atletismo, Madalena dos Santos, 66 anos, de Rio Grande da Serra, aumentou a temperatura do corpo na corrida e estava radiante com sua vitória. “Isso é vida, é saúde, é o esporte que eu adoro”.

Animado e parecendo um garoto, Antônio Lopes dos Santos, 91 anos, de São Bernardo do Campo disse: “Estou achando tudo muito bom, já conquistei mais de 800 medalhas nas diversas competições que participei”.

Gregório José de Souza, 90 anos, é morador em Osasco e pratica atletismo há 72 anos. “Corri 44 anos na São Silvestre, fiquei em 16º em 1954, competindo ao lado do campeão Emil Zátopek (atleta checo), fui atleta do Corinthians por 18 anos, faço parte da Seleção Veterana do Brasil, competi em vários países da América Latina e no Japão, em Myazato. Aqui em Itapecerica da Serra achei tudo muito bom, volto pra casa com medalha de ouro, que tenho conquistado há seis anos consecutivos”, informou.

Há 38 anos trabalhando com esporte, o coordenador de Vargem Grande Paulista, Alziro Rodrigues, já participou de competições na Argentina e Paraguai e está no JORI pela primeira vez.  “Eventos como esses são ótimos, pois o idoso precisa ser mais valorizado no Brasil”. Sua delegação, agora com 18 atletas, iniciou com 65 integrantes.

Motivos de orgulho, atletas revelam suas mensagens de inspiração

“Escreva o meu lema aí nas suas anotações: Não estacione sua alma em espaços que não cabem os seus sonhos”, disse Betty Rian, atleta de 87 anos, que há 50 anos também pratica yoga.

“Praticar esporte é o remédio para se viver bem”, informou Eunice dos Santos Iazzo, 78 anos, de São Paulo.

“Este JORI está maravilhoso. Nota 10”, Roberto Costa, 68 anos, atleta do vôlei, da cidade de Mongaguá.

“Quem está em casa no sofá está perdendo tempo, praticar esporte é só começar. Quero parabenizar a todos os organizadores. Gostei muito do acolhimento de todos”, disse Maria Lúcia de Jesus, 56 anos, de São Vicente.

“O JORI é uma boa oportunidade de melhorar o condicionamento físico e o entrosamento com o pessoal”, falou João Batista, 64 anos, de Praia Grande.

O 23º Jogos Regionais do Idoso (JORI) Itapecerica da Serra está sendo disputado em sete categorias diferentes, divididas por faixa etária em 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, dama, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado (prática ajustada para atender as necessidades dos atletas) e xadrez.

As competições das 28 cidades que compõem a 1ª Região Esportiva do Estado de São Paulo seguem até o dia 9 de junho. O palco da final será em Jundiaí, no mês de novembro. Interessados em acompanhar a edição itapecericana podem conferir os resultados e a programação completa no site oficial do evento.