Prefeito Jorge Costa recebe rainha do Congo e comitiva africana

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, recebeu em seu gabinete na tarde dessa terça-feira, 12 de março, a rainha da República Democrática do Congo, Diambi Kabatusuila Mukalenga Mukaji de Nkashama (rainha da Ordem do Leopardo).

Acompanhada de uma comitiva formada por príncipe, princesa e intelectuais africanos, Vossa Majestade está em visita ao Brasil com o intuito de valorizar e celebrar povos e tradições africanas e promover encontros intelectuais com comunidades descendentes.

“É uma honra recebê-la em Itapecerica da Serra. A partir de hoje, aqui é sua casa. E estendo a todos que a acompanham”, disse o prefeito Jorge Costa, durante um café da tarde servido no gabinete. Rainha Diambi, Walmir Damasceno - coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Itapecerica da Serra e o prefeito trocaram experiências sobre cultura, clima e peculiaridades do Brasil e da África.

A realeza se mostrou muito feliz com a receptividade e com o intercâmbio. “Estar aqui me deixa emocionada, pois sempre que sou bem recebida, vocês recebem bem o meu povo. Obrigada por serem tão gentis e amorosos conosco”, discursou.

Walmir Damasceno destacou a importância da visita, principalmente com relação às políticas públicas da atual administração municipal. “O prefeito Jorge Costa tem atuado na busca pela revalorização das culturas africanas independente das condições filosóficas e religiosas. Tem tido um olhar coerente nas questões de combate a todo tipo de intolerância”, pontuou o coordenador.

Ao fim do encontro, a rainha Diambi agraciou o prefeito Jorge Costa com uma pulseira de madeira originária do Congo.