Prefeitura realiza plantio de mudas para recuperar áreas urbanas

A Prefeitura de Itapecerica da Serra mantém um trabalho de recuperação de áreas verdes degradadas e trechos de calçadas, nas áreas urbanas. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, prioriza as Áreas de Preservação Permanente (APP) de córregos e nascentes que encontram-se desprovidas de vegetação arbórea.

Locais como as imediações do Campo de Futebol do Jardim Marilu e a nascente que aflora na rua Capitão José Rodrigues da Silva, no Parque Paraíso, receberam recentemente 105 e 25 mudas, respectivamente.

Os exemplares utilizados pertencem ao Viveiro Municipal, localizado no Parque da Represinha, e representam espécies nativas do bioma Mata Atlântica, valorizando assim a biodiversidade local e auxiliando na recuperação das funções ecológicas das áreas.

Desde o último mês de agosto já foram plantadas mais de 900 mudas; os trabalhos continuarão nos próximos meses, para aproveitar o período de chuvas. Durante as ações, os moradores do entorno são conscientizados a colaborarem com a preservação e cuidados destas mudas, num importante trabalho de educação ambiental.

Para o prefeito Jorge Costa, “nosso município tem no ‘verde’ uma forte marca, que garante uma qualidade de vida única. Para manter essa característica, a Secretaria de Meio Ambiente tem desenvolvido um grande trabalho de recuperação de áreas urbanas”.