A HISTÓRIA DO BRASIL PASSA POR ITAPECERICA - MAPA ANTIGO JÁ CITA ITAPECERICA, EM 1766.
Mostra a verdadeira situação dos lugares por onde se fizeram as sete principais divisões do seu governo com o de Minas Gerais. Vestígios Cartográficos dos Séculos XVIII e XIX.
CARTA CHOROGRAFICA DA CAPITANIA DE S. PAULO - datado 1766
Mostra a verdadeira situação dos lugares por onde se fizeram as sete principais divisões do seu governo com o de Minas Gerais.
Vestígios Cartográficos dos Séculos XVIII e XIX.
O Morgado de Mateus, na condição de Capitão General, no exercício de suas funções de governo na capitania paulista entre 1765 e 1775, foi pródigo na prática sistemática de mapeamento do território paulista. Portugal era excelência na produção de artefatos de representação do espaço e os mapas eram verdadeiros segredos de estado e os cartógrafos eram objetos de disputas pelos reinos. Mas nem todas as representações cartográficas eram tão elaboradas, haviam aquelas que eram feitas para as necessidades imediatas, que possuíam pouco rigor técnico e se baseavam em elementos de memória de seus produtores, colonos, funcionários da coroa e viajantes.
Assim, a elaboração de mapas e croquis era comum para o auxílio na locomoção entre os povoados e, de alguma forma, justificavam a posse de terras e propriedades. Esse material continha referência ao cotidiano dos povoados, normalmente edificações e seus proprietários, que moldavam os caminhos utilizados.