Conselho Municipal de Saúde abre inscrições para eleição de novos conselheiros das UBSs e USFs
O processo eleitoral para o mandato 2025–2027 ocorre de 16 a 30 de maio; participação fortalece a gestão democrática do SUS no município

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Autarquia de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, informa que estarão abertas, de 16 a 30 de maio, as inscrições para o processo de eleição dos Conselheiros de Saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, referente à gestão 2025–2027.
Podem se candidatar moradores de Itapecerica da Serra que atendam aos critérios estabelecidos no Edital de Eleição, disponível na unidade de saúde mais próxima de sua residência. As inscrições devem ser realizadas presencialmente, das 10h às 15h, na unidade de saúde de referência.
Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de endereço (original e cópia). O comprovante de endereço deve estar em nome do candidato e pode ser conta de luz, água, telefone, internet, gás, assinatura de TV, boleto bancário ou contrato de aluguel com firma reconhecida. Caso o comprovante esteja em nome de cônjuge ou companheiro (a), será necessário apresentar também uma cópia da certidão de casamento ou uma declaração de união estável com firma reconhecida.
A eleição ocorrerá no período de 16 a 30 de junho de 2025, das 10h às 14h. Para votar, o munícipe deverá apresentar documento de identificação com foto e o cartão da unidade de saúde.
A participação da população nos Conselhos de Saúde é fundamental para o fortalecimento da gestão democrática do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a melhoria contínua dos serviços de saúde no município. O Conselho Municipal de Saúde convida todos os cidadãos a participarem ativamente deste processo, contribuindo para a construção de uma saúde pública mais eficiente e participativa em Itapecerica da Serra.
Para mais informações, os interessados podem procurar a unidade de saúde mais próxima ou entrar em contato com a Autarquia de Saúde.