26 DE JULHO DE 2018 - ANIVERSÁRIO DE 110 ANOS DO CIRCUITO DE ITAPECERICA A PRIMEIRA CORRIDA DE AUTOMÓVEL DA AMÉRICA DO SUL

26 DE JULHO DE 2018 - ANIVERSÁRIO DE 110 ANOS DO CIRCUITO DE ITAPECERICA A PRIMEIRA CORRIDA DE AUTOMÓVEL DA AMÉRICA DO SUL
Corria o ano de 1908, início do século XX, o Automóvel Club de São Paulo tinha acabado de ser criado. Como parte de seus projetos, a entidade resolveu promover uma competição de automóveis e motocicletas. As ruas na capital paulistana eram escassas, entretanto, havia um caminho que percorria algumas estradas antigas que interligavam São Paulo ao Sertão. Os principais pontos de passagem deste trajeto era o próspero bairro paulistano de Pinheiros, Pirajussara, M´Boy (Embu) e Itapecerica, o ponto mais distante de São Paulo, naquela época, retornando pelo município de Santo Amaro.

O chamado Circuito de Itapecerica percorreu cerca de 70 quilômetros entre a saída do Parque Antártica indo até o ponto mais distante, em Itapecerica, e retornando ao ponto de partida. Este evento tornou-se a primeira corrida oficial de automóvel da América do Sul, e foi realizada no dia 26 de julho de 1908. Em 2018 esta corrida completa 110 anos e já faz parte da história do automobilismo mundial.

Durante o percurso não houve acidentes, apesar da poeira e das estradas ásperas e acidentadas. O vencedor foi o desportista Sílvio Penteado, com seu Fiat de 40HP. Em Santo Amaro, o carioca Gastão de Almeida leva 5 minutos de vantagem sobre os outros competidores da categoria D. Mas o reservatório de óleo do seu Dietrich-Lorraine cai a seis quilômetros da chegada. Então, Silvio Álvares Penteado o ultrapassa e consegue chegar em primeiro lugar, sendo muito aplaudido pelo público.
 
O trajeto percorrido foi o seguinte: Saída do Parque Antártica, em São Paulo, os carros tinham que atravessar a Consolação, Av. Paulista, Arco Verde, Pinheiros, Mercado dos Caipiras, Pirajussura, M´Boy (Embu) passando por Itapecerica, voltando por Santo Amaro, Brigadeiro Luis Antonio, Avenida Paulista, com chegada ao Parque Antártica.
 
A fábrica de automóvel Fiat, na Itália, enviou uma medalha e um diploma para homenagear o campeão da prova. Assim, o Circuito de Itapecerica ficou conhecido nacional e internacionalmente como berço do automobilismo brasileiro. Reconhecido também como a primeira corrida de automóvel da América Sul.


Bibliografia: A Primeira Corrida na América do Sul - autor: Vergniaud Calazans Gonçalves
Jornal Correio Paulistano - julho 1908.



Fotos realizadas durante a corrida Circuito de Itapecerica em 1908

     
         
       



        

        

 
Uma plataforma completa para você gerenciar o site da sua prefeitura.