Itapecerica da Serra realiza 2ª Caminhada de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Presente na caminhada, a primeira-dama e secretária do Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho, Anali Corsini, destacou a importância de prestar atenção aos pequenos detalhes:
“É muito importante darmos voz às crianças, ouvi-las, entender seus comportamentos diferentes. Muitas vezes, o abusador pode estar muito próximo. Faça bonito, disque 100, denuncie.”

A ação, realizada na região do Jardim Jacira, integrou as campanhas #MaioLaranja e Faça Bonito – 25 anos, ambas voltadas à conscientização sobre o enfrentamento das violências sexuais contra crianças e adolescentes. As iniciativas são alusivas ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A caminhada teve início na USF do Jardim Analândia, seguiu pela Rua Presidente Getúlio Vargas em direção ao centro do Jardim Jacira e foi encerrada na Praça José Leal. Durante o percurso, os participantes levantaram faixas, cartazes e mensagens de conscientização, chamando a atenção da população para a importância do tema.

Ao final da caminhada, o evento contou com diversas atividades para as crianças, como piscina de bolinhas, pula-pula, distribuição de algodão-doce e pipoca, além da presença de um robô interativo. Também foi realizado o plantio simbólico de uma árvore pelas crianças e a distribuição de legumes às famílias presentes.

A mobilização teve como objetivo sensibilizar, informar e convocar a sociedade a defender os direitos de crianças e adolescentes.

Também participaram os vereadores Val Santos, Carlinho Bandeira e representantes da ONG Mãos que Cuidam.

À frente da caminhada, apoiadores estavam fantasiados de personagens infantis como Chaves, Chiquinha e Tio Sam. Os participantes carregavam uma faixa com os dizeres:
“Todo dia é dia de proteger crianças e adolescentes da violência sexual.”

Abuso e exploração sexual infantil são crimes. Denuncie: Disque 100.