11 de janeiro: Dia do Combate à Poluição por Agrotóxicos
No dia 11 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Combate à Poluição por Agrotóxicos. Foi estabelecido pelo Decreto nº 98.816/90, que determinou rigor no controle, inspeção e fiscalização dos agrotóxicos, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos causados pelo seu uso indiscriminado, fomentando as questões ecológicas importantes para a saúde humana e do meio ambiente.

Nomeados por agroquímicos ou defensivos agrícolas, são substâncias produzidas artificialmente para o tratamento de pragas presentes nas produções agrícolas, sendo capazes de exterminar mosquitos, carrapatos, fungos, larvas, entre outros insetos, animais ou microorganismos capazes de impedir a eficácia e eficiência da produção agrícola de alimentos para a sociedade. Embora a utilização dessas substâncias na lavoura possibilite uma maior produtividade, seu uso indevido pode causar problemas ambientais, como por exemplo: a contaminação de lençóis freáticos, rios e o solo.
Contudo, para a efetividade da produção orgânica também existem os defensivos naturais, também conhecidos como “alternativos” ou “biofertilizantes”, produzidos a partir de substâncias não prejudiciais ao meio ambiente e consequentemente à saúde humana, que favorecem a produção de alimentos mais saudáveis para o consumidor final.
Neste dia é ressaltada a importância do combate ao uso indevido de diversos agrotóxicos, levando em consideração as problemáticas ambientais associadas a essas substâncias. Com isso, para os consumidores, seu uso mais seguro seria conforme critérios agroecológicos, pois além de serem isentos de substâncias prejudiciais ao meio ambiente e com um uso responsável, sua produção é realizada com técnicas sustentáveis.